COMPARTILHAR

Foto Ascom-SaaeSaae aposta no bom-senso e colaboração da comunidade itaunense. Dicas de economia valem também para periodo de Carnaval

 

Janeiro, férias escolares, primeiro mês do ano e consequentemente aumenta o consumo de água tratada no município, em torno de 10% em relação à outros períodos. Se comparado aos anos anteriores, 2015 não será diferente. Os hábitos mudam nesta época, com registros de mais banhos, mais pessoas dentro de casa, piscinas cheias, duchas e outras atividades pertinentes ao calor intenso. O período de estiagem será outro agravante, sendo que esses primeiros meses serão os mais secos nos últimos anos, de acordo com dados do site ClimaTempo.
“Ano passado a estiagem na cidade foi muito severa. O Saae reconhece e também agradece aos itaunenses, uma vez que a maioria da população tem se mostrado mais consciente em relação ao uso racional da água, sempre atendendo nossos pedidos e participando das campanhas de conscientização. Apesar de afirmar que não existe, por enquanto, risco de racionamento, alguns bairros têm sofrido com a falta de água. E novamente precisamos contar com a seriedade e apoio de todos, evitando assim problemas no abastecimento, como os já registrados em cidades da região”, explica o Diretor Geral da autarquia, Marcos Vinício Ferreira.
Dentre as recomendações estão evitar banhos demorados (manter a torneira fechada enquanto se ensaboa), reaproveitar a água da máquina de lavar roupa para a limpeza do chão de casa ou da calçada, não deixar a água escorrer quando for escovar os dentes, ficar alerta à vazamentos ou torneiras mal fechadas (uma torneira pingando por 24 horas desperdiça 45 litros de água), dentre outras.

 

 

NASCENTES – A falta de chuva na cidade e região neste longo período está provocando a diminuição das águas nas nascentes. Em muitos pontos de Itaúna e até mesmo na zona rural, algumas minas d´água reduziram consideravelmente de volume. E o Projeto de Revitalização das Nascentes (Projeto Rio São João) tem feito um trabalho importante na conscientização e preservação de nascentes – o SAAE tem cercado nascentes e preservado esses mananciais.

 

 

ZONA RURAL – Os reservatórios de água dos poços artesianos estão bem vazios, mas a água ainda é suficiente para atender todas as comunidades. “Os reservatórios estão abaixo do normal, não precisamos ficar preocupados, apenas conscientes que temos que usar a água com racionalidade, com cautela e fazer bom uso dela. Se não chover neste mês, aí sim podemos nos preocupar”, alerta Marcos Vinício.

COMPARTILHAR
MÁRIO DEBIQUE é graduado em Comunicação Social pelo Instituto J Andrade, atua na área da comunicação há 17 anos. Na Rádio Alternativa FM, tem programa de apelo popular que é líder de audiência no horário. É Liderança Comunitária há mais de 10 anos, Promotor de Eventos e Professor de Língua Portuguesa na rede estadual de ensino. Mário Debique é atualmente Assessor de Comunicação do SAAE e já trabalhou no Gabinete do Prefeito Eugênio Pinto e em outras gestões com o Ex Prefeito Hidelbrando Canabrava (04 anos) e o Ex Prefeito Osmando Pereira da Silva (por 08 anos). Na Câmara Municipal de Itaúna trabalhou no Cargo de Assessor de Comunicação nas gestões do Ex Presidente e vereador Orlando Rodrigues e Antônio de Miranda. Articulista político, popular e com um jeito novo de conciliar e trabalhar. Mário Debique é considerado polêmico e tem um jeito pessoal de fazer críticas e elogios, por isso, integra a Equipe NOTÍCIAS de Itaúna.

Comments are closed.