COMPARTILHAR

dilmaA presidente Dilma Rousseff vai reunir na tarde desta terça-feira (27) os 39 ministros de sua equipe para a primeira reunião ministerial do segundo mandato. O encontro deve começar no meio da tarde e tem previsão de término no fim da noite.

 
Na reunião, Dilma fará um pronunciamento de abertura e abrirá espaço para que os ministros exponham metas e ações de cada pasta. De acordo com o Blog do Camarotti, Dilma determinará que todos os ministérios se coloquem em sintonia com o esforço do governo para reduzir gastos. Ministros da área econômica deverão explicar as medidas de ajuste fiscal que estão sendo adotadas.

 

Inicialmente, a reunião estava marcada para o Salão Oval do Palácio do Planalto. Nesta segunda (26), a Secretaria de Imprensa da Presidência informou que a reunião foi transferida para a Granja do Torto, espécie de casa de campo oficial. A Granja fica nos arredores de Brasília, e a imprensa não tem acesso ao local – geralmente, os jornalistas costumam acompanhar do lado de fora as autoridades que entram e saem.

 
Desde que iniciou o segundo mandato, Dilma tem mantido encontros semanais com o chamado “núcleo duro” do governo, formado pelos ministros mais próximos e conselheiros políticos. Integram esse grupo Aloizio Mercadante (Casa Civil), Pepe Vargas (Relações Institucionais), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral), Jaques Wagner (Defesa) e Ricardo Berzoini (Comunicações).

 
As reuniões ministeriais costumam ocorrer no início de cada ano. Em 2011, quando assumiu a Presidência, Dilma comandou a primeira reunião ministerial no Salão Oval do Planalto. À época, o então ministro da Fazenda Guido Mantega discursou e falou sobre a situação econômica do país. Na ocasião, as fortes chuvas que atingiam a Região Serrana do Rio de Janeiro também foram tema do encontro.

 
Em julho de 2013, porém, em meio às manifestações populares em diversas cidades do país, Dilma convocou o encontro também para a Granja do Torto, onde discutiu propostas para áreas como saúde, educação, segurança e economia.
Granja do Torto

 
A Granja do Torto tem características de casa de campo. O nome está relacionado à localização, na Fazenda do Riacho Torto. Quando ocupou a Presidência da República, de 1979 a 1985, o general João Figueiredo residiu na Granja, onde criava cavalos.
Durante a transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva para o da presidente Dilma Rousseff, entre 2010 e 2011, o local foi utilizado como um dos gabinetes de transição, onde havia reuniões entre representantes do então governo e da atual gestão.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.