COMPARTILHAR

cruzeiro2-300x300O lateral-esquerdo Eugenio Mena desembarcou no aeroporto de Confins, na noite desta segunda-feira, e se mostrou confiante com a nova oportunidade na carreira. O jogador, que estava treinando em Santiago, veio a Belo Horizonte para fazer exames, antes de assinar contrato de quatro anos com o Cruzeiro. Ele foi assediado por torcedores do time celeste, dando autógrafos, inclusive. Na chegada, o chileno disse que espera atender às expectativas da torcida e da equipe.

 
– É algo importante na minha carreira essa vinda para o Cruzeiro, atual bicampeão nacional. Espero estar à altura, para poder dar alegrias à torcida do Cruzeiro.

 

O clube celeste deve adquirir 80% dos direitos econômicos do lateral. Se assinar o compromisso, Mena, de 26 anos, será o sétimo reforço da Raposa em 2015. Nesta temporada, o Cruzeiro contratou o volante chileno Felipe Seymour, o lateral Fabiano, o meia uruguaio De Arrascaeta, e os atacantes Riascos, Leandro Damião e Joel.

 
As negociações para a contratação do lateral tiveram início logo após a venda de Egídio, para o Dnipro, da Ucrânia. Os dirigentes do Cruzeiro desejavam a contratação do ala chileno por empréstimo, uma vez que a diretoria santista tinha interesse na venda do jogador. Segundo o presidente da Raposa, Gilvan de Pinho Tavares, a intenção era contar com um atleta estrangeiro, que atuasse no Brasil e que tivesse experiência em Libertadores.

 
Porém, houve uma imbróglio durante as negociações. Mena entrou na justiça trabalhista contra o Santos, pedindo a liberação do clube, por estar com o pagamento dos salários e direitos de imagem atrasados, assim como outros atletas da Vila Belmiro. O lateral acabou tendo parecer favorável e conseguiu a liberação do Santos, ficando livre para se transferir para qualquer outro clube. No acordo firmado, o Cruzeiro deverá adquirir 20% dos direitos do chileno a cada ano, totalizando 80% na última temporada do vínculo de quatro temporadas.

 

 

Carreira
A estreia de Mena pelo futebol profissional foi em 2008, pelo Santiago Wanderers, do Chile. Em 2010, o lateral se transferiu para o Universidad de Chile, onde foi três vezes campeão chileno (Apertura 2011, Clausura 2011 e Apertura 2012) e campeão da Copa Sul-Americana em 2011.

 

 

Devido às boas atuações no time chileno, Mena foi para o Santos em 2013, por contrato de empréstimo de um ano, com opção de compra ao fim do período. O jogador teve também passagens pela seleção chilena de base e pela principal. Em 2014, o lateral esteve entre os convocados para disputar a Copa do Mundo no Brasil. Além de Mena, o Cruzeiro também pode anunciar a contratação de Pará ala que estava no Bahia. O time celeste deve comprar parte dos direitos do lateral-esquerdo, de 19 anos, em uma negociação que envolve o empréstimo de dois jogadores para a equipe de Salvador.

 
(*) Por Lucas Borges, sob supervisão de Gabriel Duarte

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.