COMPARTILHAR

ALMGAos 85 anos, a aposentada Maria Elísia, apesar de caminhar com dificuldade, cuida das duas irmãs mais velhas, de 88 e 90 anos. “Nós não nos casamos e, na nossa época, não dava para ter filho sem ser casada”, diz, em tom de brincadeira. As três irmãs vivem basicamente da aposentadoria da mais velha, ex-funcionária pública – uma história que se repete em milhões de lares de idosos cuja única fonte de renda é a aposentadoria.

 

Os desafios para garantir qualidade de vida na terceira idade – preocupação crescente em uma época em que a população brasileira envelhece – estiveram em pauta na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 2014. Para discutir políticas públicas voltadas para esse segmento da população, a ALMG liderou o Movimento Idade com Qualidade, que em 2014 culminou com o lançamento do Índice de Condições de Vida do Idoso (ICVI-MG). Esse índice foi desenvolvido pelo Observatório Mineiro da Pessoa Idosa, parceria entre a ALMG e a PUC Minas.

 

 

Para o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), o poder público precisa implementar iniciativas para garantir qualidade de vida para a terceira idade. “A Assembleia pode contribuir de maneira efetiva para isso, por iniciativas próprias ou articulando-se com os demais Poderes, universidades e entidades”, ressalta. Ele defende que o ICVI-MG seja efetivamente utilizado para subsidiar essas políticas públicas.

 

 

O tema do envelhecimento com qualidade de vida também foi discutido neste ano no Parlamento Jovem de Minas, projeto de educação para a cidadania desenvolvido pela ALMG em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais. Outras iniciativas relacionadas com o Movimento Idade com Qualidade em 2014 foram a sanção das Leis 21.121 – ex-Projeto de Lei (PL) 493/11, do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT) –, que garante passe-livre para idosos nos ônibus intermunicipais, e 21.144 – ex-PL 4.189/13, do governador –, que cria o Fundo Estadual dos Direitos do Idoso. Além disso, o Observatório Mineiro da Pessoa Idosa realizou neste ano o 3º Fórum Mineiro sobre os Direitos do Idoso.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.