COMPARTILHAR

Doação-de-SangueFundação Hemominas realiza mutirão salva-vidas e conta com apoio da população

A Fundação Hemominas realiza em Mateus Leme, no próximo dia 21 de fevereiro, mais uma campanha de doação de sangue, a primeira em 2015. O objetivo é restabelecer o banco de sangue e mantê-lo estável logo após o carnaval, garantindo em nível satisfatório os estoques que abastecem hospitais e centros de atendimentos em urgência e emergência.

 

As coletas serão realizadas na Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro, das 08h às 16 horas. Em julho de 2014, quando o Hemominas esteve em Mateus Leme, mais de 160 pessoas aderiram à campanha e encheram aproximadamente 120 bolsas de sangue para armazenamento no banco estadual de distribuição, que fica em Belo Horizonte.

De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Maria Emília Rocha, a participação da população é essencial para o sucesso da campanha. “A população de Mateus Leme sabe da importância de manter cheios os estoques de sangue do Hemominas. São deles que vêm o sangue utilizado para procedimentos cirúrgicos e atendimentos de urgência e emergência no hospital local”, lembrou. Segundo ela, como no município não há um banco de sangue, é importante ressaltar a contribuição com o Hemominas, que mantem estoques para atender não somente Mateus Leme, mas também várias cidades do estado.

 

Você também pode ser um doador de sangue

 

Para doar sangue é preciso cumprir uma série de requisitos essenciais para manter a saúde de quem doa e de quem vai receber o sangue.

 
Veja se você pode ser um doador.

· Ter e estar em boa saúde;

· Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

· Ter entre 16 e 67 anos de idade*

· Pesar acima de 50 quilos

· Dormir bem na noite anterior à data da doação

· Não ter passado por situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis

· Não ter tido gripe, resfriado ou diarreia nos últimos 7 dias

· Não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas antes da doação

· Não usar drogas

· Não apresentar ferimento ainda não cicatrizado

· Não estar grávida ou em período de amamentação**

· Não ter sido submetido a exame de endoscopia nos últimos seis meses

· Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses

*Jovens de 16 e 17 anos somente poderão doar se acompanhados dos responsáveis legais ou portando autorização, com firma reconhecida em cartório. Pessoas com mais de 61 anos devem ter realizado pelo menos uma doação até os 60 anos.
**Após o parto normal é necessário aguardar por 3 meses; após cesárea, 6 meses.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.