COMPARTILHAR

foto-correndoAlunos com idade entre 12 e 19 anos têm direito a 100 vagas, distribuídas entre duas academias

 

O mês de fevereiro, para alunos das escolas municipais e estaduais, foi de volta às aulas e de retomar as atividades físicas. Pelo menos essa é a rotina de cerca de 50 crianças e adolescentes matriculados no programa “Geração Saúde”, um projeto desenvolvido em Mateus Leme por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e o governo do Estado, e que oferece aulas gratuitas e monitoradas em duas academias da cidade.

 

Têm direito a participar do programa crianças com idade a partir de 12 anos e jovens com até 19 anos diagnosticados com sobrepeso. Ao todo, 100 vagas são oferecidas nas Academias Suporte e Atives.

 

A adesão ao programa é feita por profissionais da Secretaria de Saúde. Crianças e jovens com suspeita de sobrepeso são identificados e indicados pelos agentes comunitários de saúde. Esses profissionais direcionam os estudantes para uma avaliação feita por um técnico em enfermagem que vai pesar, medir e classificar o paciente conforme o Índice de Massa Corporal (IMC). As crianças com os índices mais elevados são, então, encaminhadas para a academia. Nas academias, elas passam por nova avaliação e recebem o método de treinamento mais indicado, conforme a necessidade de cada caso.

 

O projeto é gratuito e os alunos inscritos no programa são acompanhados também pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e recebem mensalmente apoio nutricional e psicológico. “Além de oferecer uma rotina de exercícios físicos que promove a saúde dos menores, o programa também oferece o monitoramento da criança, que recebe suporte para enfrentar as mudanças de hábitos e consolidar os resultados obtidos no programa”, afirmou a secretária municipal de Esportes, Josiane Alves de Oliveira.

 

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Esportes, pelo telefone 3535.2513 ou na Secretaria Municipal de Saúde, na coordenadoria municipal da rede de atenção básica. O número é o 3535.2690.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.