COMPARTILHAR

???????????????????????????????Criadouros do mosquito Aedes aegypti são identificados e exterminados com ajuda da população

A água da chuva parada e o calor dos últimos dias se tornaram motivo de preocupação para as autoridades sanitárias de Mateus Leme que intensificaram o combate ao mosquito da dengue. No bairro Central, onde o Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), concluído este mês, confirmou a presença de larvas do inseto a Secretaria de Saúde reforçou as ações de controle e mobilizou a população para se prevenir contra a dengue e a febre Chikungunya.

Um mutirão recolheu cerca de 500 sacos de lixo das ruas. Ao todo mais de 50 mil litros de materiais inservíveis acumuladores de água foram apurados e descartados de maneira correta pela Secretaria Municipal de Saúde.

Garrafas plásticas e latas estão entre os itens mais encontrados nos quintais das casas. “Os focos do mosquito transmissor da dengue estão, em grande maioria, em imóveis residenciais. 80% dos criadouros identificados no bairro Central estavam dentro de casa. Por isso, estamos intensificando as ações de conscientização com o objetivo de mobilizar ainda mais a população para manter sempre limpo os quintais, não deixar água armazenada, além de certificar sobre a vedação de caixas d’água”, afirmou Simone Batista Correa, mobilizadora da Secretaria de Saúde contra as forma de proliferação do inseto.

Dos 972 imóveis mapeados no bairro Central, 706 foram vistoriados. Essa semana, o mutirão contra a dengue concentra esforços no centro de Mateus Leme e no Araçás, onde a situação é de alerta. Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde deve intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue nos bairros Londrina, Nossa Senhora do Rosário e Vista Alegre.
Números da dengue

De 1º de janeiro até o último dia 19 de março, quinta-feira, 70 casos suspeitas de dengue foram notificados no município. Desse total, seis foram confirmados.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.