COMPARTILHAR

15ª semana epidemiológica da dengueChuva e o excesso de calor dos últimos dias criaram condições ideias para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. E o maior número deles voando fez aumentar a quantidades de casos confirmados da doença em Mateus Leme. De 1º de janeiro até 18 de abril, no último sábado, 65 casos foram confirmados por exames laboratoriais e diagnósticos particulares (NS1) e outros 202 estão sendo investigados pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

O aumento na quantidade de casos confirmados fez aumentar o estado de alerta contra a doença em vários bairros. No centro da cidade, 37 pessoas já foram infectadas. Nos bairros Consenza e Londrina mais de dez casos foram registrados somente este ano.

 

A proliferação da doença incluiu no mapa da dengue bairros como João Paulo II, Planalto, Nossa Senhora de Fátima, Vista Alegre, Santa Luzia e o distrito de Serra Azul, locais que confirmaram a contaminação provocada pelo Aedes aegypti pela primeira vez em 2015.

 

“A evolução da doença de forma rápida mostra que não podemos parar de agir para impedir a proliferação do mosquito. A Secretaria de Saúde está intensificando as estratégias de combate e controle do inseto, mas precisa de ajuda da população. Essa luta é um dever de todos”, afirmou a coordenadora de vigilância em Saúde, Lucélya Nunes de Souza.

 

Mobilização

Para conscientizar a população, a Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado, dia 25, a partir das 09 horas, uma caminhada pelas ruas do centro de Mateus Leme, onde se concentra o maior número de registro da doença.

 
A mobilização vai contar com exposição de trabalhos educativos feitos por alunos da escola municipal Judith Abreu, o som do grupo “Tambores da ACF” (Associação da Cavalhada Feminina) e equipes das Secretarias de Saúde e Esporte, que vão promover aulas de terapia oriental (Lian Gong) e alongamentos antes das atividades.

 

Cartazes e folhetos contendo dicas para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue serão distribuídos para a população e no comércio em todo o percurso da caminhada.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.