COMPARTILHAR

unnamed

 

A Prefeitura de Mateus Leme realiza nos próximos dias 24 e 25 de julho, sexta-feira e sábado, a 6ª Conferência Municipal da Saúde com abordagem ao tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”. O encontro, que envolve conselheiros, gestores, servidores municipais de diferentes setores e representantes de organizações não governamentais, tem o objetivo de formatar propostas que servirão para nortear ações de melhorias na saúde pública.

 

 
A 6ª Conferência Municipal de Saúde vai propor ainda a elaboração de estratégias que serão direcionadas por eixos temáticos: 1) Direito à Saúde; 2) Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; 3) Participação Social; 4) Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; 5) Gestão do SUS e; 6) Modelos de Atenção à Saúde.

 

 
Mais que um instrumento legal de participação popular, a 6ª Conferência Municipal de Saúde significa o compromisso da Prefeitura de Mateus Leme com os necessários avanços do sistema de saúde e tem por objetivo:
· Avaliar e propor diretrizes da política para o setor saúde;

 

 

 

· Discutir temas específicos para propor novas diretrizes da política de saúde;

 

 

 

A secretária municipal de Saúde, Jussara de Melo Pinheiro, reforça a importa da participação da população e o engajamento da sociedade nas discussões. “A Conferência é um espaço em que se discute e se constrói a política de saúde de uma região. Trata-se de um instrumento legal de participação popular e uma forma de firmar o pacto entre o poder público e a sociedade por mudanças que visem a melhoria do sistema de saúde. A nossa conferência é uma etapa antes da conferência nacional, onde teremos a oportunidade de sugerir ações para política estadual e federal de saúde”, ressaltou.

 

 
Pré-conferências
Os delegados que vão representar a sociedade na 6ª Conferência Municipal de Saúde foram eleitos nas pré-conferências realizadas nos últimos meses nas sete regiões de Mateus Leme, envolvendo o centro, bairros, distritos e povoados em zona rural.

 

 
Serão 80 delegados, representados por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), das sete regiões de Mateus Leme, trabalhadores da Saúde, representantes de prestadores de serviços à saúde pública e privada e membros do governo municipal e autarquias.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.