COMPARTILHAR

unnamedMais de seis mil cães e gatos serão imunizados contra a raiva em Mateus Leme durante a campanha de vacinação antirrábica, prevista para o mês de setembro. A distribuição da vacina será gratuita e acontecerá de forma simultânea em várias regiões do município.

 
Para garantir a cobertura da campanha de imunização, mais de 15 postos volantes serão montados, privilegiando as comunidades rurais e os bairros afastados do centro. Conforme o cronograma de ação, as vacinas serão distribuídas a partir do dia 14 de setembro, em Serra Azul, até dia 26, quando será encerrada a campanha no centro de Mateus Leme.

 
A vacina é gratuita e protege o animal contra a raiva, uma doença que pode ser transmitida para as pessoas e para outros animais. A raiva é provocada por vírus e transmitida, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos. A doença pode demorar até dez dias para se manifestar no animal infectado e, em quase 100% dos casos, é fatal.

 
Sem contra indicações
De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Mateus Leme, Anderson de Oliveira, a vacina deve ser aplicada em animais com idade a partir de três meses. “Não há contra indicações para a vacina, que é a maneira mais eficaz de proteger o animal da raiva. A única ressalva que se faz é em relação ao comportamento da fêmea prenhe, que pode dificultar a aplicação do antídoto”, explicou.

 

 
A orientação do Centro de Zoonoses é de que cães e gatos doentes, em tratamento e debilitados, deverão aguardar a recuperação para serem imunizados. Os animais devem ser levados até o posto de vacinação por adultos, com carteira de vacinação, dentro de caixas de transporte ou na coleira.

 

Cronograma de ação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.