COMPARTILHAR

UPA 24 Horas (6)Ato simbólico reúne autoridades e médicos no aniversário da primeira Unidade de Pronto Atendimento de Mateus Leme

O maior programa de acesso à rede de urgência e emergência de Mateus Leme foi inaugurado em junho de 2012. Três anos depois, em 2015, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) se tornou uma referência municipal no atendimento de média alta complexidade, acumulando resultados positivos.

 

Em três anos, a UPA prestou mais de 120 mil atendimentos médicos, uma média de 3,3 mil atendimentos clínicos por mês. Nesse período, 355 gestantes sentiram mais segurança porque sabiam que podiam contar com atendimento especializado nos casos que envolviam urgência no parto.

 

Para comemorar esses índices e anunciar mais conquistas para a população, o prefeito de Mateus Leme, Marlon Guimarães, realizou um ato simbólico que marcou as comemorações de aniversário da UPA. Participaram do encontro médicos, servidores da Unidade, gestores da Saúde e representantes do Hospital Santa Terezinha.

 

“Construir e manter uma estrutura funcional em Saúde é um trabalho interminável e que a Prefeitura de Mateus Leme está gerindo com o objetivo de oferecer um serviço cada vez mais ágil e de qualidade”, reforçou Marlon. “Para que esse trabalho aconteça de maneira satisfatória é preciso destacar o empenho da Secretaria de Saúde, dos médicos, enfermeiros e de toda equipe que trabalha para o funcionamento da UPA e também das Unidades Básicas de Saúde [UBS] nos bairros e distritos. Essa estrutura em funcionamento garante que toda a população tenha acesso aos serviços e sejam acolhidas pela rede pública de saúde”, completou o prefeito.

 

Marlon aproveitou a oportunidade para anunciar melhorias. Em seu terceiro aniversário a UPA ganhou:

 

· Cinco novos leitos na sessão de medicação

 

· Um novo leito no setor de emergência

 

· Um berço que vai oferecer mais conforto e segurança aos bebês em caso de partos de emergência

 

· Um quarto de isolamento equipado de acordo com as normas de vigilância e saúde para atender pacientes em estado grave

 
O presidente da Câmara de Vereadores e fisioterapeuta, Cristiano Oliveira, destacou a importância da UPA para a saúde pública de Mateus Leme e defendeu os investimentos da administração municipal para manutenção da Unidade. “Enquanto fiscalizador do Executivo, todos nós vereadores temos de reconhecer o empenho da Prefeitura para manter e zelar pelo funcionamento da UPA e pela qualificação da equipe de atendimento”, destacou.

 

O gerente financeiro do Hospital Santa Terezinha, Jairo Chaves, frisou a importância da UPA para a população. “É inegável o ganho da sociedade com a criação de um novo ponto de atendimento”, ressaltou. “Sou da época que existia somente o hospital. Hoje, com a UPA, somos privilegiados tanto em relação à estrutura quanto à qualidade e o atendimento. É preciso saber usar e valorizar essa conquista”, completou.

 

A secretária municipal de Saúde, Jussara de Melo Pinheiro, parabenizou toda a equipe e reforçou o compromisso da administração com a manutenção da rede pública de saúde. “Nosso empenho é diário para garantir a boa execução dos serviços e vamos continuar trabalhando para fazer de Mateus Leme um município referência em saúde”.

 

Em 2014, o município investiu mais de 30% do orçamento para o funcionamento dos serviços públicos de saúde.

 

Também participaram do encontro o secretário municipal de Administração, Marcus Júnior Diniz, a secretária-adjunta de Saúde, Maria Emília Rocha e o direito administrativo do Hospital, Fernando Sérgio.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.