COMPARTILHAR

Dia de Ler - E. M. Judith Abreu de Oliveira (13)Mais de 1.200 estudantes participaram da mobilização nacional pela leitura

Para incentivar e desenvolver o interesse na leitura, as escolas municipais de Mateus Leme participaram do projeto “Dia de Ler. Todo Dia!” com atividades especiais nesta quinta-feira, dia 1º de outubro. A ação teve o objetivo de mobilizar pessoas em todo o País em atividades individuais ou coletivas de leitura.

 

Mais de 1.200 estudantes participaram das atividades, segundo as diretoras das escolas.

 

Veja como o projeto foi desenvolvido.

 

Escola Municipal de Bela Vista

 

Em Alto da Boa Vista, os alunos da Escola Municipal de Bela Vista, levaram a sério a proposta do “Dia de Ler”. Nesta quinta-feira, 96 estudantes, participaram dos projetos de incentivo à leitura desenvolvidos pela instituição. Dentro e fora de sala de aula estudantes e professores trocaram livros, textos e muita informação.

 

 

“O momento de leitura na Escola Municipal de Bela Vista já vem acontecendo, por percebermos que o “parar” para “ler” é muito importante, pois desperta nos alunos o gosto pela leitura, o amor aos livros, o encantamento das histórias dando asas à imaginação. Através do momento de leitura, nossa escola já tem autores expondo seus livros para os colegas. Fruto do prazer de ler. Belo incentivo das professoras”, resumiu a diretora Rosania Maria Ferreira.

 

 

Escola Municipal Professora Bertina Ferreira

 

Na comunidade de Varginha o projeto “Dia de Ler” reuniu os alunos da Escola Municipal Professora Bertina Ferreira em um “piquenique cultural”. Com uma cesta de livros, a proposta era popularizar obras consagradas e incentivar a leitura. Cerca de 40 alunos participaram da ação.

 

 

“Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência, vivenciar experiências significativas de seu processo de aprendizagem. É nosso dever propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de desenvolver o hábito de ler”, justificou a professora responsável pelo projeto de leitura na escola, Nilza Alves da Silva Fonseca.

 

Escola Municipal Judith Abreu de Oliveira

 

Na Escola Municipal Judith Abreu de Oliveira, no bairro Nossa Senhora do Rosário, a leitura ganhou destaque. Nos turnos da manhã e da tarde os professores propuseram atividades lúdicas dentro e fora de sala.

 

Escola Municipal Manuel Bráz

Na Escola Municipal Manuel Bráz, no bairro Nossa Senhora de Fátima, o “Dia de Ler” ficou ainda mais especial porque foi realizado de maneira integrada com a Feira de Cultura promovida pela instituição no último sábado, dia 26 de setembro. Nessa quinta-feira, dia 1º de outubro, os alunos novamente contemplaram a importância da leitura e compartilharam livros e estórias. Os registros são da diretora Cleide Assunção.

 

Escola Municipal Dona Ailza Maria de Jesus

No distrito de Serra Azul, na Escola Municipal Dona Ailza Maria de Jesus o projeto “Dia de Ler” reuniu alunos, professores e profissionais da instituição. Uma banca de livros foi mantada no pátio da escola e todos puderam escolher títulos entre obras consagradas e publicações contemporâneas.

 

Segundo a diretora, a escola acredita que a leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que é possível enriquecer o vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. “Para incentivar nossos alunos a leitura, trabalhamos com os projetos: leitura no microfone, Poesia e Arte. Com base nessa perspectiva, no dia 1º de Outubro, proporcionamos aos alunos e funcionários, totalizando 220 leitores, um momento prazeroso de leitura, em que todos tiveram a oportunidade de ler várias obras literárias e produções criadas pelos nossos alunos”, resumiu.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.