COMPARTILHAR

rua-arborizada-em-sp1-300x224Estão abertas as inscrições para a terceira etapa do 5º Circuito Cemig de Arborização Urbana 2015, que acontece entre os dias 27 e 28 de outubro, em Arcos, no Oeste de Minas. O debate ocorre anualmente e acontece em diversas cidades do Estado, tendo como intuito discutir as boas práticas de arboricultura, além de aprimorar os trabalhos de profissionais envolvidos no planejamento urbano, distribuição de energia elétrica e arborização. O convívio adequado das árvores em ambiente urbano, critérios para poda de árvores, a importância do planejamento urbano são alguns dos temas propostos.

 

O encontro será realizado no campus da Pontifícia Universidade Católica – PUCMinas, a partir de 8 horas, e apresenta uma programação abrangente sobre o tema, permitindo aos participantes incorporar em suas rotinas de trabalho conhecimentos sobre os diversos aspectos do planejamento, implantação e manutenção de árvores em ambiente urbano.

 

Segundo a engenheira de meio ambiente Marina Moura, da Cemig, o encontro, que neste ano já foi realizado em Araçuaí (Vale do Jequitinhonha) e Caxambu (Sul de Minas), tem como principal função incluir o tema arborização urbana nas ações das prefeituras das diversas regiões do Estado. “Acredito que a Cemig, como uma das maiores empresas de Minas Gerais, tem papel importante em disseminar essa cultura da boa convivência entre as árvores e o meio urbano”, afirma Marina.

 

A engenheira, que irá ministrar o minicurso Sanidade de Árvores e Avaliação de Risco de Queda, vê o encontro como uma importante troca de experiências, onde a Cemig pode apresentar suas ações relacionadas ao manejo de vegetação e os municípios seus programas sobre o tema. “Esse encontro é importante para o desenvolvimento da arboricultura no Estado e para o entendimento de que mais importante do plantar uma árvore é cuidar dela”, afirma Marina.

 

O 5º Circuito de Arborização Urbana – etapa Arcos terá a participação de palestrantes da Secretaria de Meio Ambiente de Arcos, da Universidade Federal de Lavras, da Cemig e do Viveiro Trees, sobre o tema arborização urbana.

 

Envolvendo profissionais da Cemig, prefeitura, estudantes universitários, organizações não governamentais e órgãos públicos ligados à gestão ambiental, o Circuito traz a oportunidade de apresentar boas práticas e procedimentos de planejamento das árvores no meio urbano.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.