COMPARTILHAR

27101500Mobilização pelo Outubro Rosa e Novembro Azul será dia 07 de novembro

 
A informação será a principal arma da Secretaria Municipal de Saúde para ajudar homens e mulheres na prevenção contra o câncer de mama e de próstata. Nos meses de combate a doença, durante a mobilização nacional do Outubro Rosa e Novembro Azul, a Prefeitura de Mateus Leme, através do Setor de Regulação e em pareceria com a Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida, promove um dia de orientação aos pacientes em tratamento.

 
O objetivo é levar conhecimento sobre os métodos eficazes de enfrentamento ao câncer – atividades preventivas e dicas de tratamento – e ainda transmitir uma mensagem de incentivo a quem já enfrenta sessões de terapias. Por isso, o principal encontro dos pacientes de oncologia será com o palestrante Henrique Transpadini dos Reis.

 
Natural de Mateus Leme e autor do livro “Alegria e Fé – Convivendo com a Doença e a Felicidade”, Traspadini é um símbolo da resistência contra doenças. Ele já palestrou no município em outras ocasiões. Em dezembro de 2014, Transpadini foi convidado para interagir com cerca de 30 pacientes em tratamento de hemodiálise. Na época, ele destacou. “Minha missão, eu não tenho dúvidas disso, foi ficar doente para mostrar para mim mesmo e para as pessoas que eu posso estar submetido à hemodiálise e ser feliz, levando uma vida normal”.

 
“Quando nos deparamos diante de uma situação adversa a vida muda, mas pode mudar para melhor se nós crermos e acreditarmos num tratamento com disciplina, muita fé e bom humor”, completou Traspadini, que é um incentivador da luta contra o câncer.
A mobilização também terá um show musical com Marcelo Tofani e arteterapia.
Mais Saúde
A Prefeitura de Mateus Leme trabalha para promover a saúde. Nos últimos anos os investimentos em capacitação de servidores permitiu que o município recebesse importantes programas e desenvolvesse projetos de complemento ao tratamento de várias patologias.

 
Em março deste ano, através de uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, 377 mulheres realizaram o exame das mamas gratuitamente em Mateus Leme. Em 2014, as Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF – Centro) também realizou gratuitamente a coleta para a realização de exame citopatológico para prevenção do câncer de colo do útero.

 
O município também criou uma rede de atenção aos pacientes de oncologia. A realização do Novembro Azul e Outubro Rosa promovem anualmente informações sobre as formas de prevenção à doença. Em dois meses de atividades e mobilização, a Secretaria de Saúde promove palestras motivacionais com ex-pacientes que venceram o câncer e encontro com profissionais de várias especialidades, como nutricionista, psicólogo, terapeutas e até com especialistas em previdência social que, na última edição do projeto, destacaram os direitos previdenciários dos pacientes em tratamento.

 

 
Serviço
Outubro Rosa e Novembro Azul
Data: Dia 07 de novembro, a partir das 14 horas
Local: Casa de Cultura Cássia Afonso Almeida
Rua Meyer, n.º 105 – Vila Suzana

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.