COMPARTILHAR

avaliacao-da-qualidade-da-agua-14Prefeitura realiza análises constantes que asseguram a potabilidade da água distribuída no município

A água distribuída para a população em Alto da Boa Vista é própria para o consumo humano. O laudo que atesta a qualidade da água foi expedido esta semana pela Fundação Ezequiel Dias a pedido da Prefeitura de Mateus Leme. Foram feitas as análises físico-químicas, que medem os índices de metais pesados na água como mercúrio, chumbo e cádmio, e análises microbiológicas de controle de bactérias. Em ambas as análises os resultados foram satisfatórios, o que atesta a potabilidade da água.

 

Ao todo 19 testes foram realizados e, em todos, os índices de substâncias químicas e biológicas estão dentro do limite aceitável. As análises foram feitas conforme a portaria n.º 2.914/2011 que é referência nacional para o controle da qualidade de águas.

 

A Prefeitura de Mateus Leme informa que fiscaliza constantemente a qualidade das águas, mas, após denúncia de contaminação nos locais de captação e distribuição, no distrito de Alto da Boa Vista, antecipou o pedido de análise para tranquilizar os moradores.

 

As amostras que serviram como base para o diagnóstico foram colhidas no reservatório do distrito, localizado na rua Maria Antônia e na unidade de saúde da família.

 

Resultado de análise físico-químicas

 

· Cloreto: índice satisfatório
· Cor aparente: índice satisfatório
· Fluoreto: índice satisfatório
· Nitrato: índice satisfatório
· Nitrito: índice satisfatório
· Sólidos totais dissolvidos: índice satisfatório
· Bário: índice satisfatório
· Cádmio: índice satisfatório
· Chumbo: índice satisfatório
· Cobre: índice satisfatório
· Cromo: índice satisfatório
· Ferro: índice satisfatório
· Manganês: índice satisfatório
· Mercúrio: índice satisfatório
· Zinco: índice satisfatório

 

Resultado de análise microbiológica

 

· Coliformes totais: ausência/não se aplica
· Escherichia Coli: ausência/satisfatório

Monitoramento periódico

De olho na qualidade da água oferecida à população de Alto da Boa Vista a Prefeitura de Mateus Leme realiza fiscalizações constantes que atestam a qualidade da água. Em 2014, na última análise realizada a pedido da Secretaria Municipal de Saúde à Fundação Ezequiel Dias, constatou-se que a água é própria para o consumo e que a contaminação por materiais orgânicos é ausente ou satisfatória quando há registro de coliformes. “De acordo com a portaria n.º 2.914/2011, não há valor de referência para o parâmetro coliforme totais em amostra de água do sistema de distribuição”, atestou o laudo assinado pelo chefe da Divisão, Kleber Eduardo da Silva Baptista, em 19 de junho de 2014.

 

A água analisada no ano passado foi coletada na escola municipal de Bela Vista.

 

A Prefeitura de Mateus Leme reforça o compromisso com a fiscalização e monitoramento das águas que abastecem os distritos e zona rural do município. Como grande parte do volume de água captado para o abastecimento das redes de distribuição é proveniente de cursos d’água natural e poços artesianos a análise periódica é necessária para atestar a qualidade e a potabilidade da água.

 

O laudo pode ser acessado no link: http://www.mateusleme.mg.gov.br/index.php/pt/principal/noticias-2/116-secretaria-de-saude/901-laudo-atesta-qualidade-da-agua-em-boa-vista.html

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.