COMPARTILHAR

Secretaria Municipal de AdministraçãoCorte de gastos gera economia mensal superior a R$ 100 mil

 

Diante de um cenário instável e do agravamento da crise econômica para os municípios, a Prefeitura de Mateus Leme anunciou esta semana novas medidas de contenção de gastos. As ações estão previstas pelo programa de reforma administrativa do governo municipal lançado em 2014 pelas Secretarias de Administração, Fazenda e setor de Controladoria.

 

O novo pacote de medidas é apresentado 60 dias após o governo municipal fixar normas para a diminuição no número de cargos comissionados e estagiários, reduzir a concessão de horas extras e propor cortes na extensão da carga horária (o que vai impedir aos servidores efetivos, com jornada menor que 40 horas semanais, acumularem tempo de trabalho para elevação salarial).

 
As novas propostas reduzem, de nove para sete, o número de secretários municipais, promovem a junção de setores e readéquam serviços.

 

· Extinção temporária do cargo de secretário Municipal de Meio Ambiente

 

 

· Extinção temporária do cargo de secretário de Esportes

 

 

· Anexação do departamento de Trânsito à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico, que passa a acumular os serviços

 

 

· Mudança da Unidade de Fisioterapia para a rua Guaraciaba Passos, n.º 600, Centro.

 

 
Juntas as medidas já alcançam uma economia mensal superior a R$ 100 mil com a diminuição da folha de pagamento e a redução significativa da contribuição social obrigatória (INSS). Os recursos economizados serão revertidos na manutenção dos investimentos em prestação de serviços e na continuidade de obras importantes para o bem estar social.

 

A Prefeitura esclarece que a exoneração dos secretários de Meio Ambiente e Esportes não afeta o funcionamento das Secretarias. Servidores efetivos respondem temporariamente pelas pastas.

 

Mais medidas

Para diminuir os gastos, a Prefeitura também vai intensificar a fiscalização sobre os custos fixos, como despesas de água, luz e telefone e cobrar de todas as repartições públicas a orientação fixada em fevereiro deste ano, pelo prefeito Marlon Guimarães, para diminuir o consumo de água em 30% e economizar energia elétrica.

 

Regularização dos salários

O pagamento dos servidores que começou a ser escalonado em maio está, aos poucos, voltando à normalidade. Com os vencimentos do funcionalismo da primeira escala em dia, a Secretaria Municipal de Fazenda intensifica os esforços para quitar as dívidas com os demais servidores antes do fechamento do mês de outubro.

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.