COMPARTILHAR

Atividades Outubro Rosa e Novembro Azul 2015 (5)Mobilização do Outubro Rosa e Novembro Azul reúne 100 pessoas em Mateus Leme durante encontro de prevenção à doença e estímulo à superação

 

Pacientes em tratamento contra o câncer foram alvo da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul. Realizada em Mateus Leme com o objetivo de levar mais informação e orientação sobre as formas de prevenir e tratar o câncer de mama e de próstata, a mobilização reuniu cerca de 100 pessoas no último sábado, dia 07 de novembro. O encontro foi realizado na Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida, no bairro Vila Suzana.

 
A prevenção esteve em foco durante as atividades. A importância do autoexame das mamas e do diagnóstico precoce, acompanhado de visitas rotineiras a um mastologista e urologista, foi ressaltada para mulheres e homens de todas as idades. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 30% dos novos casos da doença poderiam ser evitados se medidas preventivas fossem adotadas, como uma alimentação saudável, prática de atividade física regular e manutenção do peso ideal.

 
Durante o encontro também houve momentos de motivação. “Em parte da confraternização com os pacientes e acompanhantes tiramos o foco da doença para darmos ênfase à alegria e à arte num lugar aconchegante e rico em cultura. Para que isso acontecesse contamos com a presença de profissionais de várias especialidades que estimularam a participação das pessoas e promoveram a interação entre todos os participantes”, analisou Heloísa Guimarães, uma das organizadoras do evento.

 
De acordo com Heloísa, o encontro em 2015 foi bastante proveitoso. “Os pacientes e convidados sentiram que todas as abordagens foram realizadas e preparadas para eles. Através de atividades estimulantes incitamos a participação de todos nas oficinas de arteterapia, de música e na palestra do escritor Henrique Transpadini Reis”, afirmou.

 
Transpadini já é um conhecido símbolo de superação. Autor de um livro tratado como referencial para pacientes em tratamento, o escritor nascido em Mateus Leme apresenta uma mensagem de esperança estimulando o equilíbrio entre a convivência com a doença e a busca do bem estar pessoal.

 
A mobilização contou também com a participação da arteterapeuta Valéria Inez Martins Pimenta. Os músicos Nilo e Janú, também interagiram com todos os presentes. O compositor Marcelo Tofani foi uma das principais atrações, juntamente com o grupo de dança de Mateus Leme, Swing do Poder. “Foi tudo muito lindo e intimista. Os pacientes participaram porque se sentiram a vontade. Perceberam que preparamos uma série de atividades voltadas para o bem estar de cada um deles”, completou Heloísa Guimarães.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.