COMPARTILHAR

Atividades Outubro Rosa e Novembro Azul 2015 - Equipe ESF RetaSaúde do homem ganha destaque na rede de atenção básica de Mateus Leme

 
No mês de prevenção ao câncer de próstata a Prefeitura de Mateus Leme promove a saúde do homem. Durante o Novembro Azul, as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) destacam a importância dos preventivos no combate a doença que é a segunda principal causa de morte entre homens diagnosticados com câncer no Brasil.

 
A idade é o principal fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento do câncer de próstata. Aproximadamente 62% dos casos confirmados ocorrem em homens com 65 anos ou mais. Por isso, a prevenção, realizada por meio de exames laboratoriais e de toque, é importante e recomendada a partir dos 40 anos.

 
Para mobilizar homens dessa faixa etária, a Secretaria Municipal de Saúde programou atividades de conscientização.

 

Quarta-feira, dia 18
A saúde do homem e do trabalhador vai estar em foco no bairro Imperatriz. Em novembro durante duas datas (18/11 e 24/11), a unidade terá plantão de atendimento em horário não comercial com médico exclusivo para pacientes do sexo masculino. Serão dez vagas disponibilizadas em cada dia de mobilização. As consultas estão sendo marcadas apenas pelos agentes de saúde em visitas domiciliares. O atendimento especial será das 16h às 19 horas para atender àqueles que não podem ir à unidade durante o horário normal de atendimento.

 
ESF Imperatriz – Rua Rio do Sul, 618, Planalto. Mais informações (31) 3535.2773

Sexta-feira, dia 20
A unidade de saúde de Azurita realiza nesta sexta-feira, 20/11, a partir das 7h30 uma caminhada pelas principais ruas do Distrito. A ação será acompanhada por um educador físico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e terá também a participação de agentes de saúde que vão distribuir material informativo. Todos podem participar.
ESF Azurita – Avenida Miguel Alves Ribeiro, 1.811, Azurita. Mais informações (31) 3535.6040

 

Quarta-feira, dia 25
Em Serra Azul a unidade de saúde da família terá atendimento exclusivo para eles na manhã do dia 25 de novembro. De 08h às 11 horas, será promovida uma palestra de prevenção e promoção à saúde do homem. O encontro será mediado por profissionais do NASF e pela equipe do ESF. Para participar basta comparecer. Haverá também um café da manhã para recebimento dos pacientes.
ESF Serra Azul – Rua Sergipe, 2.040, Serra Azul. Mais informações (31) 3537.5127

 

 

Segunda-feira, dia 30
Na Reta, o foco dos trabalhos preventivos é a informação. Homens de todas as idades estão convidados para participar de um encontro que vai abordar os riscos, as formas de tratamento, a convivência com a doença e, claro, as formas de prevenção. O encontro está marcado para começar às 13 horas na sede da unidade.
ESF Reta – Rua Antônio Cunha, 401, Reta. Mais informações (31) 3535.3402

 

 

 

Mais ação
Durante o Novembro Azul todas as unidades de saúde de Mateus Leme mantêm um serviço de orientação aos pacientes. Equipes dos ESF estão capacitadas a dar informações, esclarecer dúvidas e realizar a marcação de consultas médicas (urologista) e pedidos de exames laboratoriais (PSA). Procure a unidade de saúde mais perto de você e informe-se.

 

 

Outubro Rosa, Novembro Azul
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu no último dia 07 de novembro, na Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida, no bairro Vila Suzana, o encontro de pacientes, profissionais da Saúde e pessoas que superaram e conviveram com o câncer. As ações fizeram parte da mobilização do Outubro Rosa e Novembro Azul e foram realizadas com o objetivo de levar mais informação e orientação sobre as formas de prevenir e tratar o câncer de mama e de próstata. Mais de 100 pacientes participaram.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.