INSTITUTO COTEMAR

SIGA-NOS

NOTÍCIAS ANTERIORES

junho 2012
D S T Q Q S S
« mai   jul »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Solar Itaúna

Decore Eletrônica é fazer certo




image006 300x199 Decore Eletrônica é fazer certoNo dia 25 de Junho de 2012, no horário de 17:30 às 18:30 horas, foi realizado na sede da Aconita-Associação dos Contabilistas de Itaúna, uma palestra educativa sobre DECORE ELETRONICA que contou com a presença do Gerente da Caixa Econômica Federal de Itaúna, o Sr. Édson da Silva Martins. Estiveram presentes nesta palestra certa de 60 associados, onde foi abordado o assunto relativo a DECORE ELETRÔNICA um documento importante e reconhecido pela sociedade.

 

 

As instituições financeiras ansiavam por um documento contábil que comprovasse os rendimentos de pessoas físicas, especialmente os profissionais autônomos, com a finalidade de subsidiar decisões sobre concessão de financiamento, de limites de cheques especiais, de cartão de crédito e outras transações que exigiam comprovação de rendimentos dos seus clientes. Para atender a essa necessidade dos bancos e entidades afins, o Conselho Federal de Contabilidade instituiu a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE), em 1993, conceituando-a como um documento contábil apto a fazer prova de informações sobre percepção de rendimentos em favor de pessoas físicas, a qual, ao longo de sua vigência obteve reconhecimento da sua utilidade pela sociedade em geral. A DECORE passou por várias reformulações no decorrer dos anos até se chegar ao modelo atual, previsto na Resolução CFC 1.364/2011.

 

 

Somente contabilistas em situação regular perante o CRC, inclusive quanto a débito de qualquer natureza, podem expedir a DECORE. Sua emissão dá-se por meio eletrônico, devendo ser preservadas as informações e as características do modelo constante no Sistema.

 

 

A DECORE-Eletrônica foi criada com a finalidade de aprimorar as informações originadas da Contabilidade, oferecer maior segurança por meio de autenticação automática e código de segurança e, também, para facilitar e agilizar a sua emissão, também para cruzamentos de dados, que breve serão feitos com a RECEITA FEDERAL e FEBRABAN.   A Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – DECORE Eletrônica – será emitida via internet, disponível no endereço eletrônico do CRC de cada estado.

 

 

A – DECORE – somente poderá ser utilizada dentro de 90 (noventa) dias de sua emissão, devendo estar evidenciado o rendimento auferido no período em questão. É importante salientar que a DECORE Eletrônica deverá estar fundamentada nos registros do Livro Diário ou em documentos autênticos e que a prestação de contas deverá ser efetuada eletronicamente, cabendo ao Setor de Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade fazer as verificações cabíveis quanto à sua correta aplicação.

 

 

A documentação legal que serviu de lastro para a emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – DECORE Eletrônica – ficará sob a responsabilidade do profissional da Contabilidade que a emitiu, pelo prazo de 5 (cinco) anos, para fins de fiscalização por parte do Conselho Regional de Contabilidade.

 

 

A legislação do CFC ainda prevê que o profissional da contabilidade que descumprir as normas estará sujeito às penalidades previstas na legislação pertinente, advertência, suspensão e cassação da carteira do profissional que emitiu a decore, e criminalmente, artigo 299 do Código Penal (Falsidade Ideológica), pena, reclusão de 01(um) a 05(cinco) anos. A delegacia do CRCMG em Itaúna, por seu delegado representante, Geraldo Celestino de Araújo, bem como orientações do CFC (Conselho Federal de Contabilidade, e CRCMG (Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais), É O CONTADOR, NÃO EMITIR DECORE, SEM LASTRO COMPROBATÓRIO DO RENDIMENTO).

 

 

A ACONITA, agradece a todos os associados que estiveram presentes nesta palestra e parabeniza, a Caixa Econômica Federal de Itaúna, através do Gerente Édson da Silva Martins, pela grande parceria. Parabéns, ao presidente Warlei Eustáquio de Souza, pelo seu projeto de modernização junto a ACONITA, juntamente com toda diretoria. (Foto: Geraldo Cajuru (Delegado CRCMG), Edson Silva (Caixa Econômica Federal), Warley Eustáquio (Presidente), Fabiana Resende (Vice-Presidente), e Juliana Terra (Secretária)

 

 

Fonte: Departamento de Relações Públicas da Aconita

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.
admin.thumbnail Decore Eletrônica é fazer certo
Notícias de Itaúna
Ver todas as matérias de Notícias de Itaúna





COMENTE ESTA NOTÍCIA

"Comentários com conteúdo pejorativo, racista ou adulto não serão publicados. Os comentários feitos no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que os fazem. Caso seja aprovado, o comentário pode entrar no ar em até 24 horas."