COMPARTILHAR

IMG_9985Usuários do Centro participaram do serviço realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços, que também capinou todo o terreno

O CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) está de cara nova. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços realizou, com o auxílio dos próprios usuários do Centro, a pintura externa do imóvel. Também foram pintados o alambrado, meios-fios dos canteiros e as vigas de madeira da varanda, que ainda receberam verniz.

 
Além da pintura, o jardim e o entorno da horta foram capinados. A Secretaria também levou três bancos de madeira, que estão sendo bastante utilizados pelos frequentadores do CAPS II para aproveitarem toda a tranquilidade do quintal do imóvel. Já o jardim ganhou mais um elemento, os funcionários da Prefeitura plantaram várias mudas de Pingo-de-Ouro.

 
A Coordenadora do CAPS II, Júlia Diniz Baptista, ressaltou a influência de um ambiente mais bonito no tratamento das pessoas com sofrimento psíquico e/ou mental. “Foi importante porque eles participaram dessa pintura, ajudaram a escolher a cor e tudo isso ajuda a perceberem que esse espaço é mais deles, estão em um espaço bonito que eles ajudaram a construir. Estar em um ambiente mais preservado e bonito ajuda até na organização dos sujeitos, que é o que a gente está buscando aqui, eles terem um lugar de referência que seja mais adequado, um ambiente mais arejado”.

 

O que é um CAPS?

 

 

Os CAPS têm a missão de dar um atendimento diuturno às pessoas que sofrem com transtornos severos e persistentes, oferecendo cuidados clínicos e de reabilitação psicossocial, com o objetivo de substituir o modelo hospitalocêntrico, evitando as internações e favorecendo o exercício da cidadania e da inclusão social dos usuários e de suas famílias, por meio de ações intersetoriais que envolvam educação, trabalho, esporte, cultura e lazer, montando estratégias conjuntas de enfrentamento dos problemas.

 

 

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.