COMPARTILHAR

DSCF1468

 

 
DSCF1466

 

DSCF1476Moradores participaram de atividades para orientar sobre a preservação dos espaços públicos, do meio ambiente e capacitação de lideranças comunitárias

 
Durante quatro dias os moradores do Conjunto Habitacional Santa Edwiges participaram de diversas atividades do Projeto de Socialização desenvolvido pela empresa Urbis – Consultoria Social e Urbano, contratada pela Caixa Econômica Federal, em parceria com a Prefeitura de Itaúna. O Projeto, que contou com a participação de mais de 500 pessoas, teve como objetivo promover o diálogo permanente e a construção de alternativas de acordo com as necessidades e dificuldades apresentadas pelos moradores.

 

 

As atividades foram encerradas no sábado, 31/01, com a Caminhada “Meu bairro Limpo!”. A ação foi planejada em parceria com a Gerência de Habitação e outros setores da Secretaria Municipal de Assistência Social, Diretoria de Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Regulação Urbana, SAAE e a COOPERT-Cooperativa de Reciclagem e Trabalho. Para as crianças foi montada Rua de Lazer.

 

 
Orientações sobre descarte de lixo e combate à dengue

 

 

Durante o evento os agentes de combate a epidemias visitaram todas as casas com o objetivo de identificar focos da dengue e orientar sobre a prevenção e combate ao mosquito transmissor. Também instruíram aos moradores sobre os cuidados necessários com a caixa d’água, limpeza de quintais e recolhimento de lixo.

 

 

Ao longo da caminhada os moradores passaram por locais utilizados para descarte de lixo, onde foram reforçadas as orientações sobre os riscos de descarte de lixo em local inadequado. Foram disponibilizados sacos de lixo para coleta dos resíduos encontrados pelo caminho. A Secretaria Municipal de Regulação Urbana também distribuiu panfletos e mudas para a população do bairro.

 

 

Educação para o uso do espaço construído e do meio ambiente

 

 

No dia 17/01 os moradores participaram de reuniões sobre os riscos provocados pelas alterações na área construída e espaços coletivos, cuidados com descarte de lixo e com as áreas de preservação ambiental e receberam orientações sobres os canais de comunicação com a Caixa Econômica Federal disponíveis, dentre outras coisas.

 

 

Capacitação de lideranças comunitárias

 

 

Os membros da Associação Comunitária e outras lideranças identificadas no bairro Santa Edwiges participaram de uma capacitação no dia 21/01, na qual foram trabalhados os temas: O papel de uma Associação Comunitária na busca por melhorias coletivas; Mobilização Social; Planejamento; Capacitação e Recursos e Construção de Planos de Ação.

 

 

Beneficiários que não ocuparam, alugaram ou venderam o imóvel

 

 

Em reunião realizada no dia 22/01, a Gerência de Habitação e Urbis, em conjunto com a Caixa, orientaram os beneficiários do Programa Minha Casa, Minhas Vida sobre procedimentos e penalidades para quem não ocupou, vendeu ou alugou o imóvel, conforme o Relatório de Acompanhamento do Projeto Técnico Social.

 

 

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.