COMPARTILHAR

IMG_0141Equipes de outras cidades visitaram aterro sanitário e Coopert, recepcionados pelo prefeito Osmando Pereira no gabinete

 
A coleta seletiva do município de Itaúna é destaque no país. A implantação do sistema foi feita em 2002, e há dois anos o serviço é realizado pela Coopert. O recolhimento dos resíduos secos e molhados, da forma como é feita em Itaúna atrai visitas de muitos municípios. Na semana passada, equipes das secretarias de meio ambiente e responsáveis pela coleta de resíduos das cidades de São Gonçalo do Rio Abaixo e João Monlevade estiveram em Itaúna para conhecerem como funciona o processo.

 

 

Acompanhados do gestor de resíduos sólidos da Prefeitura de Itaúna, Sérgio Cunha, eles visitaram o aterro sanitário e a Coopert. No gabinete, as equipes foram recebidas pelo Prefeito Osmando Pereira que falou sobre a importância da coleta seletiva para o município de Itaúna: “As cidades são as pessoas que nela vivem, e a participação da sociedade é fundamental. Hoje as pessoas já sabem os dias certos do recolhimento de cada tipo de lixo, e todos colaborando, todos ganham”.

 

 

Para Sérgio Cunha experiências como essa sempre são válidas:“Ficamos satisfeitos em receber pessoas de outras cidades. Poder repassar essa experiência de Itaúna para outros lugares é excelente”.

 

 

Para os visitantes, todo o aprendizado também faz a diferença: “Achei muito bom a cooperativa assumir a coleta seletiva, gostei muito do aterro sanitário, a estrutura é ótima. O centro de triagem também. A prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, disse a chefe de Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura de João Monlevade, Daiane Cristina.

 

 

A responsável pela coleta e transporte de resíduos sólidos, Valdelice Geralda Sena, também achou interessante a experiência e levará todo o conteúdo para a cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo: “Foi de um grande conhecimento, que vamos levar de exemplo para o nosso município”.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.