COMPARTILHAR

IMG_1037O Prefeito Osmando Perreira e o Promotor do Meio Ambiente, Daniel Batista Mendes, visitaram nessa quarta-feira, 11/02, o trabalho realizado pelo SAAE, por meio do Projeto Rio São João, em parceria com a Prefeitura e o Ministério Público, na nascente do Morro do Retiro, uma das microbacias mais importantes do município, que fica na Comunidade do Córrego do Soldado. O objetivo foi acompanhar o que foi realizado para revitalizar a nascente e as ações que ainda estão sendo feitas para mantê-la preservada e evitar problemas futuros de falta d’água.

Quando o levantamento começou a ser realizado a nascente estava quase secando e para evitar que isso acontecesse, foi feita uma cerca de mais de 1.000 metros em volta da mata ciliar (cobertura vegetal nativa) e plantadas cerca de 600 mudas de árvores nativas (sete cascos, pau formiga, açoita-cavalo, aroeira pimenteira, dentre outras) e algumas frutíferas (amora, fruta do conde, pitanga e ameixa), como fonte de alimento para os pássaros.

De acordo com o Prefeito, a realização de projetos ambientais como esse é fundamental para que o município não seja atingido pela falta de água. “Em Itaúna nós temos passado todo esse período de seca garantindo tranquilidade à população, fornecendo água normalmente. A natureza nos deu um belo rio, que é o São João, mas também tem sido feito muito trabalho como este. Só nessa microbacia são mais de 60 nascentes, todas vão ser cercadas como essa”, comentou.

Osmando também lembrou que esse trabalho não é recente e ressaltou o papel do Promotor Daniel. “Esse trabalho vem sendo feito ha muito tempo e é ele que tem dado essa tranquilidade a Itaúna. Agora com o apoio do promotor, Dr. Daniel, nos ajudando a sensibilizar a comunidade, os proprietários, nós vamos avançar cada vez mais nesse trabalho. O grande desafio hoje é dar tranquilidade a população. Dr. Daniel tem sido um parceiro, tem cumprido um papel muito importante na sensibilização da população”

O Promotor Daniel destacou a importância da iniciativa e qual tem sido o papel do Ministério Público. “Em um momento em que se fala em escassezes de água, atitudes como essa é que são importantes para dar o volume que a população vai precisar para consumo. O cercamento das nascentes, das Áreas de Preservação Permanente [APP], são muito importantes para aumentar o volume da água e proporcionar uma quantidade maior. A gente tem feito termos de ajustamento de condutas com os proprietários rurais, no sentido de cercar as nascentes e também foi feito um termo com o SAAE, de forma a aumentar o número de nascentes que estão sendo cercadas”.

A expectativa é que até o final do ano sejam cercadas todas as 66 nascentes da região do Córrego do Soldado. Além das nascentes, existem cinco córregos, que se juntam e deságuam na barragem de baixo, onde é realizada a captação de água para abastecimento da cidade.

Também participaram da visita o Diretor Geral do SAAE Marcos Vinício Ferreira,

Cristiano Carneiro, também do SAAE, o Coordenador do Projeto Rio São João, Ralim Dias Mileib, e dos vereadores Léo Bala e Nilzon Borges.

 

 

Ações

  • Mais de 1.000 metros de cerca em volta mata ciliar,

  • Foram plantadas mais de 600 mudas de árvores nativas e algumas frutíferas,

  • Criação de bebedouro para o gado.

 

(Prefeitura Municipal de Itaúna)

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.