COMPARTILHAR

IMG_1411Unidade do Serviço de Recuperação Alcoólicos Anônimos atua há 40 anos, oferecendo suporte para pessoas de Itaúna e região que sofrem com o problema

 

 

No dia 18 de fevereiro foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. A data foi lembrada pelo Grupo Alvorada de Alcoólicos Anônimos em sua reunião de número 4.923, nessa sexta-feira, 20/02, na qual foi ressaltada a importância de combater essa doença.

 

 

O A.A. atua em Itaúna desde o dia 16 de agosto de 1974 e o único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. O alcoolismo é uma doença que atinge toda a família e para tratar desse problema é discutido nas reuniões a importância da fé e força de vontade para se curar e as consequências do vício, como os conflitos com a família, o isolamento e problemas no trabalho, dentre outras.

 

 

“O alcoolismo é a doença da negação, todos escondem e a família nega. Por isso tudo o que é falado aqui fica aqui. Não registramos o nome de ninguém, mantemos sigilo total. Trocamos experiências, nos ajudamos, aqui somos todos iguais, todos têm o mesmo problema. Somos uma irmandade de homens e mulheres que querem voltar a ter uma vida normal”, explicou um dos coordenadores do Grupo. Todos os coordenadores do A.A. também são ex-alcoólatras, por isso seus nomes não podem ser divulgados.

 

 

Outra coordenadora comentou que o Grupo Alvorada também atende pessoas de municípios vizinhos e que familiares também podem e devem participar dos encontros. “Em grupo é mais fácil tratar essa doença”. As reuniões se fundamentam nos “Doze Passos”, cujo primeiro é admitir a impotência perante o álcool e a perda do domínio sobre a própria vida.

 

 

Depoimentos

“Eu vim buscar suporte e apoio, meu ex-marido tem problema com a bebida e aqui é um lugar adequado para isso, todos deveriam conhecer. A bebida destrói um lar, destrói tudo”.

 

 

“Quando cheguei pela primeira vez achei que eles iam me receber muito mal, porém, quando vi a bondade, a gentileza e a boa vontade deles comigo voltei com tranquilidade. Muitas pessoas vêm e participam apenas uma vez, por isso não adquirem o conhecimento que precisam. Frequentando as reuniões a pessoa vai melhorando o estrago que o álcool fez”.

 

 

Em Itaúna existem três grupos:

 

 

Grupo

Local

Dia e horário das reuniões

Alvorada

Avenida Manoel da Custódia,1169, Morada Nova, (Sede do Conselho Municipal Antidrogas –COMAD)

terças e sextas-feiras das 19h às 20h30

Aurora

Sede das Obras Sociais da Paróquia de Santanense, Praça Juvenal Pereira

domingos às 9h

Nova Vida

Salão Comunitário do Bairro Cidade Nova

terças e sábados às 19h30

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.