COMPARTILHAR

IMG_1490Além de muito jogo de capoeira, evento contou com apresentação de Jongo e Roda de Samba

 

O Aulão Feminino realizado pela Abadá-Capoeira em Itaúna (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira), nessa terça-feira, 03/03, foi uma pequena mostra de luta e dança da cultura brasileira.

 
O Aulão contou com a participação de capoeiristas da região e das Instrutoras Camaleoa (Belo Horizonte), Russa (Contagem) e Jasmim (Belo Horizonte). Os alunos do Instituto Santa Mônica (APAE de Itaúna) também marcaram presença e aproveitaram para mostrar o talento deles na capoeira e no jongo (dança brasileira de origem africana).

 
Capoeiristas de todas as idades participaram do Aulão, mostrando mais uma vez o potencial da capoeira como forma de inclusão social. Além de exaltar a participação feminina na arte marcial, com as mulheres no comando da aula e a roda, o evento marcou a inauguração da nova sede da Abadá em Itaúna, a Academia Idealy, que fica na Avenida Jove Soares, 816. A Abadá ainda fez uma tradicional roda de samba.

 
“O espaço da capoeira não é conquistado pelo sexo. A capoeira é o espaço mais democratico que eu já encontrei. É lugar onde todo mundo tem valor, todos podem contribuir de alguma forma”, comentou a Instrutora Camaleoa.

 

 

Várias ações como esta estão sendo organizadas pelas mulheres de Minas Gerais, visando exaltar o potencial feminino na capoeira. Nos dias 27,28 e 29 de março será realizado o 3º Aulão Feminino de Belo Horizonte, com o tema “Água fonte da vida” e curso com Mestrando Peixe Cru, dentre outras atrações.

 
“É importante realizar ações como essa e mostrar que a capoeira é um esporte para todos, basta ter vontade de apreender. As mulheres estão cada vez mais presentes na capoeira, elas são um exemplo, porque mesmo trabalhando, cuidando dos filhos e da casa, sempre arrumam tempo para treinar e participar dos eventos”, comentou o Instrutor Filhote (Denis Mariano).

 
O evento contou com o apoio da Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, do Instituto Santa Mônica e da Academia Idealy.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.