COMPARTILHAR

DST 01A Secretaria Municipal de Saúde atende todos os pacientes que se classificam no grupo de risco das DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis – Aids e Sífilis, com todo sigilo e cuidado. Todas terças e sextas-feiras, a partir das 7 horas, estes pacientes podem procurar a policlínica Dr. Ovídio e participar do processo.

 
Inicialmente o paciente participa de uma palestra de aconselhamento, logo após, recebe atendimento individual que consiste em conversa de esclarecimento psicológico e coleta de material para exame, que é encaminhado para a rede privada, onde é realizada a análise. O processo é custeado pelo município.

 
Assim que os resultados dos exames são disponibilizados, no caso de uma paciente gestante, este resultado será encaminhado para o PSF onde a paciente realiza seu pré-natal e entregue em sua próxima consulta. Nos outros casos, o resultado vai para a policlínica e só pode ser retirado pelo próprio paciente, que ao receber o resultado, irá para uma sala reservada para poder abrir o resultado, caso ele seja negativo, receberá nova orientação para se prevenir e não passar novamente por este momento crítico.
Caso o resultado seja positivo, o paciente receberá todo suporte necessário, tratamento psicológico individual, como Itaúna não possui infectologista na rede pública nem privada, o paciente será encaminhado para este tratamento no centro de referência em Divinópolis, durante todo o tratamento o Município disponibiliza transporte e providencia a medicação que é distribuída pelo Governo Federal.

 
Além de todo o suporte no atendimento médico, a Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza atendimento psicológico aos familiares do paciente e orientação sobre direitos previdenciários e sociais.

 
Em Itaúna os resultados positivos mantêm uma média de 14 novos casos por ano, com um total de 130 casos atualmente, sendo 70 homens e 60 mulheres. O paciente mais novo tem 22 anos e o mais velho 85 anos.

 
A prevenção depende de você, e sempre que precisar, a Secretaria Municipal de Saúde, estará a seu lado.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.