COMPARTILHAR

siteAutoridades lembraram ações desenvolvidas pelo SAAE ao longo de sua história para realizar cada vez melhor o abastecimento de água na cidade e preservar as fontes deste bem natural em Itaúna e região

 
Em comemoração ao Dia Internacional da Água, 22 de março, destinado a discussão sobre diversos temas relacionados a este bem natural que é fonte de vida, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) realiza a Semana da Água 2015, de 16 a 21 de março. Várias atividades serão realizadas pela cidade com a participação de escolas, da comunidade e autoridades locais.

 

 

A Semana foi aberta oficialmente nesta segunda-feira, 16/03, no Auditório do SAAE. A solenidade contou com a presença do Prefeito Osmando Pereira, da Secretária de Educação e Cultura, Virgínia Morais Garcia, do Gerente de Cultura, Luiz Parreiras, diretores de escolas, do Presidente da Câmara, Francis José Saldanha Franco, e seu vice, Edio Gonçalves Pinto, dentre outras autoridades.

 

 

No evento a Diretoria do SAAE, representada pelo vereador Nilzon Borges, falou sobre a realidade da Água atualmente no município e a trajetória percorrida para manter e aprimorar cada vez mais a qualidade da água, além da história da instituição e dos projetos desenvolvidos com o objetivo de evitar que a cidade possa ter problemas de abastecimento no futuro, como já ocorreu em cidades vizinhas.

 

 

Na ocasião o Prefeito relembrou ações que contribuíram para que Itaúna não viesse a sofrer com a falta d’água. “Nós temos que usar a água com racionalidade e respeito porque ela é um bem universal. Desde julho, graças a consciência das companhias Santanense e Industrial Itaunense, porque necessitam de certo volume de água para acionar os reatores e gerar energia, parou-se de produzir energia e com isso mantivemos o mesmo nível na barragem durante todo esse período, liberando apenas o que entrava no rio lá em cima, ficando com uma reserva estratégica caso necessitamos, o que não aconteceu. Isso envolve muito trabalho, que começou por volta de 1997, com cercamentos e conscientização. Graças a essa consciência nós recebemos água em ótimas condições e temos as nascentes sendo preservadas”, comentou Osmando.

 

 

Para encerrar, o Coordenador do Projeto Rio São João, Ralim Mileib, apresentou os resultados das ações desenvolvidas até agora para recuperar e conservar as nascentes e rios do município e da região.

 

 

Programação

Terça-feira, 17/03:

A partir das 8h – Passeio Ecológico com alunos da Escola Gilka Drumond e Celuta das Neves ao Horto do projeto Rio São João
– Bate papo com os alunos com o tema “Água – sabendo usar não vai faltar”. – Dinâmica sobre separação correta do lixo.

 

 

15h – Blitz Educativas no semáforo

Quarta-feira, 18/03:

8h – SAAE e SESI juntos no Combate ao Desperdício de Água, no auditório do SESI, com as coordenadoras pedagógicas Angélica e Luciana. Programa de Revitalização do Rio São João vai montar painéis de fotos, distribuir mudas e sementes. Ralim Mileib, Coordenador do Projeto Rio São João, vai falar para o público do SESI sobre o tema Água.

 

 

10h – SAAE e SESI juntos no Combate ao Desperdício de Água – Segunda turma de alunos.

Quinta-feira, 19/03:

9h – Visita das autoridades legislativas a Itaguara para ver a realidade da nascente do Rio São João.

15h – Blitz Educativas no semáforo

 

 

Sexta-feira, 20/03:

8h – SAAE e Escola Dona Cota (CAIC) juntos no Combate ao Desperdício de Água, na quadra da escola. Pipinha, distribuição de mudas, painéis de fotos e panfletagem sobre economia de água.

– Teatro com as crianças sobre o Tema: “Somos o planeta azul, que assim ele permaneça”.

– Pronunciamento das autoridades presentes sobre o tema “Água – sabendo usar não vai faltar”.

15 h – Blitz na praça da matriz para o público e Distribuição de mudas e sementes.

 

 

Sábado, 21/03:

7h – Blitz educativa na estrada de Campos/Lopes

9h – Ação de Conscientização na Praça da Matriz sobre o tema “Água – Participação da Água Viva”.

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.