COMPARTILHAR

Secretaria de Saúde age para evitar falta de vacinasImportantes soros e vacinas já estão faltando em todo o País

Em ofícios enviados aos Coordenadores Estaduais de Imunização, o Ministério da Saúde informou que várias vacinas e soros estão faltando no mercado, entre eles soro antirrábico, antiofídico e antiaracnídeo, além das vacinas contra BCG (contra tuberculose), VERO (contra Raiva), Febre Amarela, HIB (contra Influenza B), Dupla Adulto, Tríplice Viral e Tetra viral.

 
De acordo com os ofícios, as entregas seriam regularizadas no dia 18 de março de 2015, porém, essa regularização não ocorreu. Para garantir o atendimento à população itaunenses, a Secretaria Municipal de Saúde tomou a medidas que estão ao alcance. Como cada frasco de soro ou vacina, tem capacidade de mais de uma dose, ou seja, atender a mais de um paciente, mas, após a abertura do frasco, as vacinas tem validade de apenas 6 horas, e após este prazo, não podem mais ser utilizadas.

 
Como ainda existe um estoque de vacina BCG na Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação foi concentrada no Posto de Saúde Central, às segundas e sextas-feiras, e este atendimento deverá ser agendado. Esta medida evitará que a vacina seja desperdiçada, abrindo um frasco que contem 10 doses e vacinando apenas 3 ou 4 crianças no período de 6 horas e o restante da vacina no frasco tendo que ser descartado.

 
Quanto aos soros, o único local que ainda dispõe de pouca quantidade é na sede da microrregião, a cidade de Divinópolis, e os pacientes são encaminhados para lá.

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.