COMPARTILHAR

reunião cir urgPauta do encontro foi a implantação do Samu em outras cidades, o que vai gerar economia para o município

 

 

O Prefeito Osmando Pereira participou na quinta-feira (26/03), da Assembleia do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste, em Divinópolis. Durante o encontro, Osmando, que é vice-presidente desta entidade, tomou conhecimento da expectativa dos demais 53 prefeitos para a imediata implantação do Samu que atenda a seus municípios. Itaúna é o único município desta região que conta com os serviços de urgência e emergência prestados pelo Samu, com atendimento já reconhecido pelos habitantes. Apesar do bom atendimento, o custo é alto para a Prefeitura Municipal, chegando a aproximadamente R$ 2 milhões por ano. Com a implantação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região, a economia para o município chegaria a pelo menos 20% do gasto atual. A quantia é significante para aplicação em outras necessidades urgentes do município, como destacou o Prefeito Osmando.

 

 

Funcionamento do Serviço
O gerenciamento deste serviço de urgência e emergência passará para o Consórcio Intermunicipal de Saúde já com previsão de funcionamento no prédio do antigo Restaurante Popular em Divinópolis. Assim, a central de regulação do Consórcio passará a funcionar naquele espaço colocado à disposição pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade vizinha, o que evitará a construção de um prédio para esta finalidade, o que aconteceria somente dentro de dois anos. Para o diretor do Consórcio, o prefeito de Bom Despacho, Fernando Cabral, torna-se imprescindível a participação do Estado, especialmente no que tange aos hospitais da região no recebimento do paciente atendido pelo Samu.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.