COMPARTILHAR

de_ciclo_raivaDois casos foram confirmados em bovinos e outros estão sendo investigados pela Vigilância Ambiental

 
A raiva é um vírus transmitido ao homem através de animais. No município de Itaúna, dois casos em animais foram confirmados nas áreas de Angicos e Barreiros. De acordo com o Setor de Zoonoses da Prefeitura de Itaúna, há suspeita de que alguns animais também morreram em consequência da doença na região dos Campos: “Estamos realizando ações nas regiões, onde os casos foram registrados. Pedimos a população para nos ajudar”, disse o Gerente de Vigilância em Saúde, Antônio Delgado.

 

 

A raiva é uma doença grave, causada por vírus transmitida por mordeduras e lambeduras de animais contaminados (cães, gatos, bovinos, equinos, morcegos). Em todos os casos registrados com confirmação laboratorial houve exposição de humanos (contato com saliva ou material cefálico), o que gerou a necessidade de tomar soro e vacinas preventivamente: “Há falta de produtos no sistema de saúde, por isso alertamos para a situação. Pedimos para que os produtores de gado vacinem seus animais a fim de evitar a raiva bovina, que só pode ser prevenida através da vacinação”, alertou Delgado.

 

 

A vacina pode ser adquirida em casa de produtos veterinários e deve fazer parte do calendário sanitário de toda propriedade. O Setor de Zoonoses disponibilizou vacinas para bloqueio da raiva canina nas proximidades dos casos encontrados, para que outros animais não sejam infectados. Em caso de suspeita da doença, os proprietários dos animais podem procurar o Setor de Zoonoses da Prefeitura de Itaúna. O telefone é o 37-3241-4999.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.

Comments are closed.