COMPARTILHAR

SOS Dengue já faz diferença 01Ação da Administração Municipal ataca a doença com todas as forças

 

Após o surto de dengue que vem se alastrando em todo país, inclusive em Itaúna, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem tomando todas as ações possíveis para o controle da doença. Uma destas ações foi a criação do SOS Dengue, concentrando os atendimentos aos casos de suspeita da doença no PSF Central, na rua Zezé Lima, 631. Com essa medida, a Administração consegue seu objetivo, que é priorizar o bem estar da população, mesmo em assuntos difíceis como uma doença.

 
Com os atendimentos de suspeita de dengue centralizados no PSF Dr. Dário Gonçalves de Souza, o tratamento é iniciado imediatamente, pois, o cidadão chega, passa pela triagem, já começa a ser hidratado com soro via oral, vai para o atendimento médico, se necessário passa por hidratação intravenosa, é coletado sangue para exames de confirmação, caso haja necessidade, o paciente é transportado até o Pronto Socorro para o tratamento mais intenso, e, após todas as medidas cabíveis, recebe a medicação para levar para casa e amenizar os sintomas até a cura completa.

 
Os atendimentos são iniciados no máximo em 10 minutos e toda atenção é oferecida ao paciente até sua liberação. Com isso, outro benefício importantíssimo chega à população itaunense, o Pronto Socorro que estava sobrecarregado com os atendimentos a esses casos, tem sua triagem aliviada e pode focar os atendimentos aos casos de urgência e emergência.

 
Em um balanço parcial, a Secretaria Municipal de Saúde informou que estão sendo realizados aproximadamente 50 atendimentos diários, e que os casos de exames com resultado positivo, atinge aproximadamente 50%, e que além da criação do SOS Dengue, todas as ações possíveis também estão sendo realizadas na cidade, como visita de fiscalização dos agentes de saúde em todos os imóveis da cidade e quando liberado pela Secretaria Estadual de Saúde, o “Fumacê”.

 
De acordo com o cidadão Jorge César, residente no bairro Graças, esta ação ajuda muito a saúde pública e o bem estar dos itaunenses, “Achei esta mudança ótima, excelente, resolve o problema e desafoga os atendimentos do pronto socorro.”

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.