COMPARTILHAR

Apresentação em Brasília2O prefeito Osmando Pereira da Silva, no dia 7 de março, apresentou em Brasília, dentro da programação do Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (com presença de mais de mil prefeitos), o trabalho de coleta seletiva realizado na cidade. Do encontro, participaram representantes de 16 países e mais de 9 mil inscritos, com 600 painelistas e representações de 109 entidades nacionais e internacionais. A participação de Itaúna aconteceu durante o debate “Caminho das Cidades”, quando falaram ainda o prefeito da cidade italiana de Capannori, Luca Menesini; e o administrador de Educação e Relações Institucionais da Lipor (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto – Portugal), Alexandre Ventura. A mesa foi coordenada por Maurício Broinizi, coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis.

 

 

Osmando falou do trabalho que é realizado em Itaúna, tendo sido iniciado em 1985, quando a Prefeitura, na administração de Ramalho, adquiriu a Usina de Compostagem de Lixo, passando pela criação da Coopert, em 1999; implantação da coleta seletiva, em 2002; aquisição do terreno e construção do aterro sanitário de Itaúna; retomada da coleta, em 2013 e os resultados atuais, que colocam a cidade em destaque na questão de recuperação e reutilização de resíduos, em toda a América Latina. Informou, ainda, que o Município está concluindo a construção de um Centro de Reciclagem, que será entregue à Coopert, ainda neste ano. E foram estes números que provocaram o debate que se estendeu por mais de uma hora, após o encerramento da programação. Destaque ainda para o fato de este evento ter lotado duas salas de debate (fato único em todo o encontro), com transmissão simultânea, já que o espaço reservado inicialmente para a apresentação não foi suficiente para receber todos os interessados.

 

 

O prefeito italiano disse estar encabulado com os resultados de Itaúna, muito acima da sua cidade, que ele considera bastante participativa. “Os itaunenses são os grandes responsáveis por isto. A população, digo isto sempre, participa efetivamente sempre que é chamada e nada disso seria possível, se não fosse o ato de cada cidadão, separando os resíduos nas suas casas”, disse o Prefeito Osmando, para explicar o sucesso. “Isto, somado à vontade política do próprio Prefeito Osmando Pereira, que em nenhuma momento tem medido esforços para que a cidade esteja sempre à frente, em questão de seleção de resíduos”, acrescentou o Gestor de Resíduos da Prefeitura, Sérgio Cunha, que acompanhou o Prefeito, na ocasião. “Essa participação da comunidade, unida à vontade de fazer, do Prefeito Osmando, são os principais responsáveis por hoje Itaúna conseguir reutilizar mais de 30% do resíduo gerado na cidade”, concluiu o Gestor.

 

 

Exemplos italiano e português

 

 

Outra iniciativa de sucesso foi apresentada por Luca Menesini, Prefeito de Capannori, que detalhou a Estratégia “Lixo Zero”, iniciada em 2005 e em desenvolvimento na cidade italiana. Atualmente, Capannori tem uma das mais altas taxas de reciclagem municipal na Europa. “Partimos do conceito de que o lixo pode ser um recurso”, pontuou Menesini. Em sua avaliação a atual gestão dos resíduos no planeta não é sustentável. “Cresce a economia, cresce também a quantidade de lixo”, constatou. Ele, entretanto, aponta uma saída para o problema. “Quem pode mudar isso é o cidadão.”

 

 

Alexandre Ventura, administrador de Educação e Relações Institucionais da Lipor (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto), explicou como a aquela região metropolitana de Portugal está atuando. “Cada prefeitura coleta o seu lixo e nós (da Lipor) fazemos o tratamento e a reciclagem.” Ele destacou o sistema de multimídia, que é utilizado na campanha “O Rumo do Consumo”. A ferramenta busca envolver emocionalmente e conscientizar a população. “Além da reciclagem dos resíduos, procuramos prevenir, buscando a redução da geração de resíduos”. Após as apresentações, os participantes da conferência puderam fazer avaliações e questionamentos aos expositores.

 

 

Fotos: Sérgio Cunha

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.