COMPARTILHAR

IdososA população idosa no mundo e no Brasil vem aumentando rapidamente nas últimas décadas e a estimativa é que esse processo continue nas próximas. De acordo com projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2050 a população de idosos será de 63 milhões de pessoas. Assim, segundo o Instituto, serão 172 idosos para cada 100 jovens.

 

Segundo informações do Ministério da Saúde, existem aproximadamente 3,8 milhões de idosos com algum grau de dependência no país. Por isso, o mercado de trabalho para os chamados cuidadores de idosos já tem bastante demanda e a tendência é aumentar cada vez mais.

 

Mantendo a tradição de referência e qualidade em qualificação profissional, o setor de Educação e Desenvolvimento das entidades promove mais um curso de sucesso – Técnicas para Cuidadores de Idosos. As aulas acontecerão sempre aos sábados, de 08 às 12h, nos dias 13, 20, 27/06, 04, 11, 18, 25/07 e 01/08, nas dependências do Edifício CDE.

 

Com uma visão ampla, relacionando às necessidades da sociedade, o treinamento tem papel fundamental na capacitação de profissionais quanto a promoção de saúde e bem-estar, através de técnicas fundamentais no cuidado diferenciado com idosos.

 

De acordo com a coordenadora do setor de Educação e Desenvolvimento das entidades, Vanessa Carla Alves, “o curso promove resultados positivos, evitando internações e diminuindo o custo saúde dos pacientes. Seu principal objetivo é apresentar orientações teóricas básicas para a família, profissionais de saúde e cuidadores de idosos, no sentido de melhorar a qualidade de vida e o convívio na residência ou em instituições de longa permanência”, declara.

 

O curso será desenvolvido por profissionais de referência na área de Saúde, que abordarão os seguintes temas como conteúdo programático: Higiene pessoal; Alimentação; Atividade física; Exercícios para treinar o equilíbrio, a força, a resistência e a flexibilidade; Prevenção e manejo de quedas do idoso; Transtornos mentais em idosos; Transtornos depressivos; Estatuto e direitos do idoso; Maus tratos e violência contra o idoso; Noções de primeiros socorros; Noções de cuidados de enfermagem; Principais doenças e seus cuidados; Cuidados no uso das medicações; Como melhorar a memória do idoso.

 

Para mais informações e inscrições, interessados deverão procurar o setor de Educação e Desenvolvimento da ACE Itaúna e CDL Itaúna através dos telefones (37)3249-1751 ou 3249-1753, ou ainda no Edifício CDE, à rua Capitão Vicente, 129, Centro, Itaúna.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.