COMPARTILHAR

bispo jose carlosAconteceu no último final de semana (05 a 07 de junho)  a Visita Pastoral Bispo Diocesano de Divinópolis, Dom José Carlos de Souza Campos, à Paróquia de Sant’Ana de Itaúna. Essa foi a terceira Visita Pastoral de Dom José Carlos, a primeira foi na cidade de Igarapé e a segunda em Itapecerica.

A Visita Pastoral,  antes de mais nada, é uma prescrição do Código de Direito Canônico: “o Bispo está obrigado a visitar todos os anos a diocese no todo ou em parte, de tal modo que ao menos de cinco em cinco anos visite toda a diocese”(cân.396, § 1º).

E foi como um Grande Pastor que Dom José Carlos se fez presente na Paróquia de Sant’Ana, de Itaúna.

Dezenas de paroquianos foram  envolvidos na logística preparatória desta importante Visita Pastoral, que se desenrolou mediante uma agenda extensa e intensa em  inúmeros compromissos, que, por desejo e orientação do próprio sr Bispo, se revestiram grandemente do caráter social; alinhavado  a grande missão evangelizadora e de resgate da dignidade da pessoa humana;  conforme também as novas diretrizes pastorais da Santa Igreja – muito  bem assinaladas  pelo Santo Padre, o Papa Francisco, que deseja ver seus pastores impregnados do cheiro de suas ovelhas.

Dom José Carlos, portanto- imbuído deste espírito – esteve visitando os projetos sociais desenvolvidos pela Paróquia de Sant’Ana – como o Projeto Aquarela, que trabalha com a Comunidade do Rosário (crianças e adolescentes) e o Projeto de Apoio aos irmãos de rua, localizado no centro da cidade, à rua Getúlio Vargas. Encontrou-se também com a Comunidade Magnificat ( cujo foco é o regaste daqueles que sofrem com a dependência química) e ainda com a unidade da APAC feminina.

Dentro das atividades de sua concorrida agenda, pôde estar reunido no primeiro dia de sua Visita Pastoral com as autoridades constituídas do município ( Representantes dos Poderes Públicos, Executivo, Legislativo, Judiciário) bem como a  OAB, Sindicatos diversos como o Sind-ute dos Professores, Educadores das escolas localizadas na Paróquia de Sant’Ana, CDE, Polícias Militar, Civil e Bombeiros; Imprensa; Clubes de Serviço e enfim representantes de diversas entidades civis e categorias que muito bem se fizeram presentes e interagiram com o sr Bispo.

Neste significativo encontro, Dom José Carlos deixou transparecer muito objetivamente, o desejo da Santa Igreja pelo diálogo e entendimento com todas as forças vivas de nossa Sociedade- católicas ou não – para o enfretamento de problemas emergentes que a todos atingem indistintamente de credo religioso e de modo impactante, como os novos desafios que surgem no tecido social, nas áreas da Educação, da Saúde, da Segurança Pública.

Como Pastor, obviamente, também se reuniu com todos os segmentos que operacionalizam os múltiplos serviços religiosos e pastorais desenvolvidos na Paróquia de Sant’Ana;  hoje tão bem conduzida pelo Pároco, Pe. Francisco Cota de Oliveira e seus vigários auxiliares, Pe. Everaldo Quirino e Pe. Nilo Caetano – assim distinguidos por Dom José Carlos.

As celebrações litúrgicas que tiveram lugar na Igreja Matriz de Sant’Ana, sempre repleta de grande número de fiéis, revestiram-se de grande solenidade e beleza; com os repiques festivos de sinos e abrilhantadas por coral e orquestra.

Dom José Carlos se mostrou um bispo solícito, humilde e muito humano. Via-se notadamente sua grande espontaneidade, que envolvida em sua simpatia pessoal, a todos atendeu com muita disposição e alegria: crianças, jovens, adultos e idosos… Todos quanto quiseram e foi possível, aproximaram-se de seu Bispo, sem maiores protocolos ou impeditivos.

Deixar-se ver e olhar nos olhos seus diocesanos. Conviver, oferecer as diretrizes da Santa Igreja, a Palavra e a benção de nosso Deus para todos que a quisessem. Utilizando  de suas próprias expressões: “tirar o bispo do retrato oficial das paredes de nossas instituições católicas e misturar-se aos seus fiéis”…Exercitar o que há de melhor na vivência cristã: o acolhimento fraterno, o congraçamento sadio, alegre e respeitoso, o calor das boas relações humanas repletas da boa prosa bem mineira.

Ao termino da Visita Pastoral, Dom José Carlos demonstrou-se muito feliz com o substancial e frutífero trabalho pastoral que pôde verificar na Paróquia de Sant’Ana de Itaúna ( da qual também foi pároco) e deixou seu efusivo incentivo e votos para a ampliação do mesmo; sempre atentos às demandas do povo de Itaúna – sua querida terra natal.

Com os olhos fitos em Jesus, Nosso Senhor, Dom José Carlos deixou sua mensagem final, recomendando educar e cativar as crianças e jovens de Itaúna para as paragens do Senhor… missão evangelizadora que há 174 anos é cumprida pela nossa veterana Paróquia de Sant’Ana e que, mais uma vez, aqui confirmados  na Fé em Jesus Cristo por nosso Bispo – Sucessor dos Apóstolos – e em plena  comunhão com ele e ele  com o Bispo de Roma, o Santo Padre, o Papa Francisco; o que faz de todos nós, Igreja Católica Apostólica Romana!

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.