COMPARTILHAR

IMG_9150Mais de 60 cursos profissionalizantes gratuitos para a população

 

 
Foi inaugurada em Itaúna no dia 09/06 a UAITEC, pela Prefeitura de Itaúna em parceria com o Governo do Estado, a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais. A UAITEC é um projeto desenvolvido pela SECTES – Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaúna. O programa visa oferecer a toda a população formação profissional, capacitação e qualificação através da Educação à Distância. O objetivo do projeto é democratizar, interiorizar e ampliar o acesso gratuito ao maior número de mineiros ao ensino superior.

 

 

Durante a solenidade de inauguração, o Prefeito Osmando Pereira falou sobre a importância da inauguração do local: “Nós somos uma cidade da educação , desde a década de 70 Itaúna foi escolhida pela Unesco como Cidade Educativa. Nós temos hoje o 4º quarto IDEB de Minas Gerais. Com este novo espaço, muitas pessoas terão oportunidade à formação e ao mercado de trabalho”, disse Osmando. O prefeito destacou também a importância da parceria com o vereador Gleisson Fernandes, que se empenhou junto ao então governador Anastasia para reforçar o pedido da Prefeitura para que uma unidade Uaitec fosse instalada na cidade.

 

 
Na entrada da Uaitec há um Espaço Memória que faz homenagem ao itaunense Vicente de Paulo Parreiras Castanheira: “Vicente representa o que este local oferece à população: educação e formação. Por todo o trabalho que ele fez na cidade em prol da formação profissional, esta é uma homenagem muito justa”, disse o prefeito de Itaúna, Osmando Pereira da Silva, agradecendo aos familiares de Vicente Castanheira presente ao evento.

 

 

O Coordenador das Uaitec’s do Estado de Minas Gerais, Victor Cappae, disse que é um prazer inaugurar uma unidade no município: “Com essa formação que o Uaitec proporciona ao aluno, ele sai qualificado para o mercado de trabalho. Essa é a principal preocupação nossa para utilizar bem esse espaço e formar muitas pessoas”

 

O Padre Francisco Cota deu à benção no local e destacou a importância do projeto para as pessoas de menor poder aquisitivo do município.

 

 

A Uaitec funciona na Rua Godofredo Gonçalves,451 no Centro de Itaúna. O telefone é 37-3241-0907

 

 
Presenças
Além do prefeito Osmando Pereira da Silva, estiveram presentes a Secretária de Educação e Cultura, Maria Virgínia Morais Garcia, o Presidente da Câmara dos Vereadores, Francis Saldanha, o Gerente de Informática da Prefeitura de Itaúna ,Wellington José Borges, um dos principais articuladores da instalação da Uaitec na cidade. Também estiveram presentes o Coordenador das Uaite’s do Estado, Victor Cappae, o assessor especial da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Breno Nolasco, o Assessor do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa Junior, Antônio Carlos Antunes, vereadores, lideranças comunitárias, representantes de instituições de educação, dentre outros.

 

 

Sobre Vicente de Paulo Parreiras Castanheira

Filho De Paulo Venâncio De Oliveira Castanheira e Vicentina Parreiras Castanheira, nasceu em 12/04/1955. Iniciou a sua vida profissional trabalhando na Secretaria Do Colégio Sant’ana onde após ingressar no curso de Engenharia Industrial Mecânica da Universidade de Itaúna, graduou-se com as maiores notas obtidas na Faculdade de Engenharia. E, por este motivo, foi escolhido pelo Senai para cursar Especialização em Fundição na Conceituada “ÉCOLE Superieure De Fonderie” (ESCOLA Superior De Fundição), Na Cidade De Paris-França.

 

 

Regressando ao Brasil, Vicente Conheceu Regina, com quem se casou e tiveram quatro filhos: Jonas, Débora, Lídia e Júlia. Vicente sempre participou ativamente das Pastorais da Igreja Católica, fazendo palestras em encontros, escolas, ajudando nas missas do Colégio Sant`Ana, no Ministério da Eucaristia sendo que, em seus últimos dez anos de vida, se envolveu muito com o ECC. Tinha grande satisfação em trabalhar no Senai, hoje Cetef (CENTRO Tecnológico de Fundição), onde exerceu diversas funções, chegando à gerência, em substituição ao grande amigo Luiz Lage. Na condição de Gerente do Cetef, Vicente realizou obras E serviços de grande relevo para a Sociedade Itaunense, sendo reconhecido, nacional e internacionalmente, por sua competência, capacidade de entendimento e bom relacionamento com todos. Participou de diversos cursos no Brasil e no exterior, tendo atuação proativa e importante no projeto Jica (Cooperação Internacional entre o Governo do Japão e o Cetef de Itaúna).

 

 

Paralelamente à atuação como engenheiro e administrador, Vicente jamais deixou de lado sua vocação acadêmica, tendo sido Professor Conceituado de diversos cursos da Faculdade de Engenharia da Universidade de Itaúna, chegando a exercer por um mandato, o cargo de Diretor. Também foi membro do Conselho de Curadores da Fundação Universidade de Itauna.

 
Vicente foi atuante no Rotary Clube de Itaúna, tendo sido seu Presidente sor um mandato. Participou também, por um mandato, da diretoria do Tropical Tênis Clube.

 

 

Vicente faleceu no dia 20/03/2005, às vésperas de completar 50 anos de idade. Após a sua morte, nasceram seus dois netos, Valentina, que hoje tem 5 anos, Filha de Lídia, e Henrique, com 9 Meses, filho de Jonas.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.