COMPARTILHAR

Escola Dr. José GonçalvesFamílias receberam informações sobre suas responsabilidades ao receber o beneficio, que visa a diminuição da vulnerabilidade social. Ação educativa será realizada em todas as edições do Governo Itinerante

 

 
O programa Bolsa Família, do governo federal, é um beneficio destinado a famílias em situação de pobreza e, consequentemente, vulnerabilidade social. Receber o beneficio requer responsabilidades dos pais ou responsáveis, com várias questões relacionadas a educação das crianças participantes do programa. Com o objetivo de oferecer todas as informações necessárias sobre o benefício, a Prefeitura de Itaúna está levando palestras educativas para a população, através do Governo Itinerante (GI).

 
Na 17ª edição do GI, realizada nos bairros Garcias e Aeroporto, a palestra educativa sobre o programa foi promovida nas escolas Dr. José Gonçalves e Geralda Magela Leão. As famílias receberam informações importantes sobre o pagamento do benefício, consequências do não cumprimento (Advertência, bloqueio, suspensão e cancelamento do benefício), denúncia de pessoas que recebem o benefício sem necessitar dele, entre outros temas. Também foram discutidas a importância de promover a interação entre a Rede de Atenção (Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social), que acompanha as famílias beneficiárias, e, principalmente, das famílias se mobilizarem para realizarem o acompanhamento escolar das crianças e adolescentes, evitando faltas e zelando pela qualidade do aprendizado, uma vez que a educação é um dos pilares para a diminuição da vulnerabilidade social que essas pessoas vivenciam.

 
“A palestra foi muito proveitosa, me explicou como conversar com meu filho, a importância do diálogo. Também foi falado a questão de mudança de escola, é necessário que a gente atualize as informações”, comentou Maria Viviane Machado Pereira, beneficiária do programa. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal do Controle Social do Programa Bolsa Família, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria Municipal de Saúde. O intuito é realizar reuniões educativas como essas em todas as edições do Governo Itinerante.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.