COMPARTILHAR

camara-municipal1-300x295Câmara Municipal de Itaúna

Concessão de Imóvel- os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Ordinária 27/2015, que beneficia a Industrial Nossa Senhora Aparecida Ltda, com a concessão de direito real de uso de imóvel no bairro Cidade Nova. O vereador Hudson Bernardes realizou informou ter feito visita no local e que o imóvel está apto a ser concedido. Os vereadores Hélio Machado e Antônio Da Lua ressaltaram a luta do proprietário da empresa para conseguir o imóvel e desenvolver as atividades. O vereador Marcinho Hakuna defendeu a concessão de imóveis para a geração de empregos. O vereador Lucimar Nunes lembrou de diversos outros projetos aprovados pelos vereadores em benefício das empresas, com reflexos positivos à cidade. Os vereadores ressaltaram a importância de criar ações como essa para favorecer a geração de emprego. Foi aprovado ainda o Projeto de Lei Ordinária 30/2015 que altera a redação da Lei Nº 4793, prorrogando para 42 meses o prazo para a Usinagem Vitória construir a sede e iniciar as atividades no imóvel concedido pela Prefeitura.

Os vereadores aprovaram também o Projeto de Lei Complementar 05/2015, que altera a classificação viária de um trecho da Rua Margarida, no bairro Chácara do Quitão, passando de via coletora a via local, permitindo que sejam edificadas construções acima de 300 metros quadrados pela Fas Cut Indústria e Comércio de Ferramentas Ltda.

Câmara em Ação- durante a reunião foi apresentada a primeira edição do “Câmara em Ação”, Informativo impresso da Câmara Municipal de Itaúna. Os vereadores ressaltaram a importância desse veículo de comunicação para levar informações até a comunidade. O “Câmara em Ação” pode ser acessado através do link: http://bit.ly/CamaraEmAcao ou site www.cmitauna.mg.gov.br

Mamografia- O vereador Antônio Da Lua informou que mais um caminhão móvel para realização de exames gratuitos de mamografia estará na cidade a partir do dia 29 de junho até 31 de julho. A previsão é atender 2 mil pacientes. Pessoas entre 50 e 69 anos de idade deverão procurar o PSF da região para agendamento das consultas que serão realizadas na área externa do Espaço Cultural. Mulheres de idade entre 40 e 49 podem fazer o exame, com apresentação de exame detalhado comprovando incidência de Câncer na família.

Próximas Plenárias- além da Reunião Plenária do dia 30 de junho, está agendada uma Reunião Extraordinária para o dia 02 de julho, às 14 horas.

Novo PSF – o Secretário Gil Máximo apresentou fotos do imóvel onde deverá ser criado o PSF para atender aos moradores da região do bairro Morro do Engenho. O vereador Joel Márcio relatou a falta de profissionais para atendimento nos PSF`s e disse esperar que novos sejam contratados.

Os vereadores Joel Márcio e Maurício Aguiar cobraram a criação de PSF para atendimento no bairro Pe. Eustáquio. Joel cobrou ainda médico para atendimento no bairro Jadir Marinho.

Estacionamento perigoso- o vereador Lucimar Nunes exibiu fotos mostrando o perigo gerado pelo estacionamento de ônibus próximo à Portaria I da Cia de Tecidos Santanense. Lucimar relatou acidente ocorrido no local e o risco para funcionários, pedestres e motoristas. Ele sugeriu a instalação de lombada nesse trecho e que os ônibus utilizados para transporte de funcionários sejam estacionados próximo à Portaria II da Cia.

Acompanhe outras discussões e solicitações dos vereadores

O vereador Maurício Aguiar cobrou iluminação pública em vários pontos da cidade, como no bairro Santa Edwiges e na Praça Dr. Augusto Gonçalves.

O Presidente Francis Saldanha informou a respeito de discussões que têm sido feitas para a criação de um Asilo na Comunidade de Campos, atendendo à necessidade de nosso Município.

O vereador Lucimar Nunes informou ter recebido denúncia de que a Cia de Tecidos Santanense estaria desviando água do Ribeirão dos Capotos para uso no processo industrial. O que diminui o fluxo de água no Ribeirão e aumenta o mau cheiro gerado pelo esgoto.

O vereador Leo Bala elogiou a reinauguração do Poliesportivo JK e defendeu o investimento no esporte para a melhor formação social.

O vereador Alex Artur solicitou que sejam feitas intervenções para melhorar a segurança da Rua Altair Gonçalves Franco, no bairro Garcias.

O vereador Giordane Alberto alertou sobre o perigo causado pela Rotatória instalada na Rua Silva Jardim.

O Vice-Presidente Edio Gonçalves cobrou uma ação concreta relacionada ao engarrafamento gerado em frente ao Colégio Sant`Ana. O vereador Maurício Aguiar lembrou de indicação feita por ele para que o Colégio criasse estacionamento para funcionários em seu interior.

O vereador Antônio Da Lua apresentou Votos de Pesar pelo falecimento do sr. Josafá Alves Campos e da sra. Maria Luíza da Silva.

O vereador Leo Bala apresentou Voto de Pesar pelo falecimento do sr. Joaquim Eustáquio dos Santos.

O vereador Adão Batista solicitou informações sobre os valores arrecadados pela Municipalidade com a cobrança da taxa de coleta de lixo tanto antes quanto depois da aprovação da Lei Complementar 99/2014.

O vereador Marcinho Hakuna solicitou cópia do relatório circunstanciado elaborado pela Comissão Especial designada para verificação dos valores apurados como contribuição previdenciária para o regime próprio de previdência do Município, conforme definido pela Portaria 5466/2015, da Controladoria Geral do Município.

O vereador Hudson Bernardes solicitou detalhes sobre o quadro de funcionários que trabalham na Unidade Básica de Saúde – UBS “Dr. Jairo de Oliveira Gonçalves”. Hudson solicitou também cópia do contrato nº 142/2011 com seus respectivos termos aditivos firmados com a Viação Itaúna Ltda e cópia do contrato firmado entre o SAAE e a CEMIG no valor de R$500.000,00.

O vereador Antônio Da Lua solicitou limpeza em toda extensão da Praça de Esportes do bairro de Lourdes e instalação de guarita de ônibus na Praça José Beghine, bairro Nogueirinha.

O Vice-Presidente Edio Gonçalves solicitou o asfaltamento da Rua Eliseu Jardim, bairro das Graças e das Ruas Firmino Cota e Maria Rosa, bairro Santanense.

O Presidente Francis Saldanha solicitou a restauração e asfaltamento da Rua Jácome Ribeiro; a limpeza e capina da Rua Construtor José Viana, no bairro Morro do Sol. Solicitou também a limpeza e capina da Rua José Viana da Fonseca, bairro Garcias; a construção de passeio ao redor da quadra, bem como do Centro Comunitário do bairro Morada Nova; a restauração e asfaltamento da Rua Mirócles Carvalho, bairro das Graças. Francis solicitou ainda a restauração e asfaltamento da Rua Ozéias Alves, a restauração e asfaltamento da Rua Dui e a restauração e asfaltamento das Ruas Alzira Gonçalves e Virica Santiago, na Vila Nazaré.

O vereador Gleisinho solicitou a colocação de traffic calming na extensão da Av. Faria Tavares, Parque Jardim Santanense

O Secretário Gil Máximo solicitou a colocação de traffic calming na extensão da Av. Dorinato Lima, bairro Morro do Engenho

O vereador Hélio Machado solicitou melhorias na Av. Domingos Diniz, bairro São Bento

A vereadora Palmira Feliciano solicitou a operação tapa-buracos na Rua Gioconda Corradi e a operação tapa-buracos e captação pluvial na Rua Délcio Antunes Drumond, bairro Três Marias.


Gilberto Vilela - Assessor de Imprensa.
COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.