COMPARTILHAR

logoterracota-vazadaA oficina acontece nos dias 18 e 19 de agosto na Academia Mineira de Letras , com inscrições até 30 de julho

 

 

A Academia Mineira de Letras recebe nos dias 18 e 19 de agosto a oficina Sistema Municipal de Cultura – Implementação e Estruturação, que está com as inscrições abertas de 1º a 30 de julho. O encontro é destinado a gestores, pessoas vinculadas à produção cultural local (como artistas, produtores e estudiosos), servidores da administração municipal e conselheiros de políticas culturais. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais e é uma realização da Historiarte e da Dharma – consultoras especializadas em gestão cultural – em parceria com a Fundação Israel Pinheiro e a Academia Mineira de Letras.

 

 

A oficina tem por finalidade, aprofundar e debater estratégias para a consolidação dos Sistemas Municipais de Cultura, a partir da adesão e implementação dos elementos constituintes de sua estrutura, segundo a política nacional. Durante os dois dias serão analisadas as ações mais importantes, aliando teoria e prática, para a inserção do município no Sistema Nacional de Cultura (SNC), que organiza em regime de colaboração, de forma descentralizada e participativa, todo o processo político que envolve a produção cultural, nas esferas de governo e na sociedade, com o objetivo de promover o desenvolvimento humano, social e econômico.

 

 

Será avaliado na oficina o impacto dessas políticas para o setor cultural cujos reflexos e consequências se fazem diretos no campo das políticas municipais de cultura, já que estimula a inauguração de elementos estruturantes que afetarão diretamente o desenho institucional das administrações locais.

 

 

Minas Gerais tem 853 municípios, destes aproximadamente 210 já aderiram e iniciaram o processo de estruturação dos seus respectivos Sistemas Municipais de Cultura. A oficina é uma oportunidade para estimular novas adesões e colaborar com a estruturação do setor cultural no Estado.

 

 

Organizada em quatro módulos, dois por dia, a oficina permite que facilitadores e participantes façam uma análise conjunta da situação de cada município e definam os próximos passos a serem seguidos dentro do processo de implementação dos Sistemas Municipais de Cultura. A metodologia desenvolvida contempla palestras expositivas, apostila inédita, trabalhos e debates em grupos e atendimento específico, conforme os seguintes temas:

 

 

Modulo I – Cultura e Desenvolvimento: o papel da gestão cultural

Modulo II – Dinâmicas das políticas culturais rumo à consolidação do SNC

Modulo III – O Sistema Municipal de Cultura: elementos fundamentais

Módulo IV – Para uma práxis: estudos de casos supervisionados

 
Sobre os Facilitadores:

 

Alysson Amaral
Mestre em Sociologia da cultura e analise cultural pelo Instituto de Altos Estudios Sociales/USAM (Argentina). É pesquisador especialista em políticas culturais comparadas pela Red CLACSO de Políticas Culturales. Entre 2013 e 2014 foi consultor da UNESCO e do MINC para o Sistema Nacional de Cultura e a III CNC. Atua com consultoria e planejamento estratégico para a área da cultura através da DHARMA- Cultura e Desenvolvimento.

 

 

Clotildes Avellar
Historiadora Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha Informação, Cultura e Sociedade. Gestora Cultural e pesquisadora de políticas públicas, atua como consultora especialista da Historiarte Projetos Culturais para assessoramento de municípios no desenvolvimento de projetos culturais, estruturação e implementação do Sistema Municipal de Cultura desde 2013.

 

 

Péricles Mattar
Administrador, gestor cultural pela Fundação Clovis Salgado, com Especialização em gestão do Patrimônio Cultural pela PUC MINAS. Consultor em elaboração, gestão e identificação de fontes de financiamento de projetos culturais, atuou nas comissões técnicas de análise de projetos das leis Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura

 

 

Oficina Sistema Municipal de Cultura: Implementação e Estruturação
Terça e quarta-feira, 18 e 19 de agosto| Horário: 9h às 18h
Inscrições| 01 a 30 de julho
Preço: R$ 890,00 | R$750,00 (inscrições feitas até 10/07)
Informações: oficinasmc@israelpinheiro.org.br
Fones: (31) 3282-8101 – 9795-0497

 

 

Academia Mineira de Letras | Rua da Bahia, 1466, Centro, BH
Informações: (31) 3222-5764

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.