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IMAGEM FACHADA IMPEm mais de duas décadas de atuação, órgão apresenta dados positivos como um saldo patrimonial de cem milhões de reais

 

 

O IMP – Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Itaúna é o órgão previdenciário dos servidores concursados da Prefeitura, Câmara Municipal e do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto. O órgão foi criado em 1º de julho de 1994 e no seu aniversário de 21 anos de existência tem muito a comemorar. O IMP tem, na atualidade, um saldo patrimonial de mais de 100 milhões de reais, que é usado para pagar aposentadorias, pensões e outros benefícios previdenciários, e cujo montante, segundo estudos especializados feitos recentemente, garante estas despesas até 2037.

 

 

A Previdência Municipal visa dar cobertura aos riscos a que estão sujeitos os trabalhadores do serviço público e compreende um conjunto de benefícios, tais como: Aposentadoria por tempo de contribuição; Aposentadoria por idade voluntária; Aposentadoria compulsória; Aposentadoria por invalidez; Auxílio-doença; Salário-maternidade e Salário família para servidores e Pensão por morte e Auxílio-reclusão para dependentes.

 

 

Atualmente o IMP tem como segurados 250 aposentados, 90 pensionistas e uma média de 50 afastados em auxílio-doença, mensalmente. O órgão tem em sua estrutura organizacional quatro gerências estratégicas (Gerência de Atos de Aposentadoria e Pensão, Gerência de Benefícios, Gerência Contábil e Financeira e Gerência Administrativa), além da Diretoria-Geral, para atender da melhor forma possível os beneficiários. O IMP também é composto por quatro colegiados, de suma importância para uma gestão compartilhada e decisória, todos formados por servidores concursados, aposentados e por pensionistas.

 

 

Conselho Administrativo: é o colegiado soberano do IMP, o qual aprova ou reprova as ações tomadas pela Diretoria-Geral;

 

 

Conselho Fiscal: é o colegiado responsável por analisar as receitas e despesas do IMP, mensalmente, confrontando os valores em banco, os pagamentos e controles fiscais;

 

 

Comitê de Investimentos: é o colegiado responsável por acompanhar os investimentos que o IMP faz no mercado de capitais, buscando orientar a Diretoria-Geral na tomada da melhor decisão na hora de aplicar o dinheiro pertencente ao patrimônio dos servidores; a maioria dos seus integrantes tem que estar certificada perante o Ministério da Previdência Social, ou seja, qualificado para interpretar o cenário econômico internacional e nacional e evitar prejuízos nas aplicações financeiras;

 

 

Junta de Recursos: é o colegiado responsável por julgar os recursos de servidores afastados por auxílio-doença e que, após receberem alta médica, não concordem com a decisão pericial de retorno à atividade.

 

 

“Vale ressaltar que está em desenvolvimento a criação do site do Instituto, o qual, brevemente, disponibilizará a todos os seus segurados mais transparência à sua gestão”, contou Célio Gonçalves de Souza, diretor geral do IMP. Atualmente o IMP tem sua sede administrativa localizada na Rua João de Cerqueira Lima, 167, Centro. O telefone para saber mais sobre o IMP e os serviços prestados é (37) 3249-3766.

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