COMPARTILHAR

IMG_9717Através do Projeto Casa Cidadã, profissionais das instituições de acolhimento aprenderam como orientar adolescentes na inserção no mercado de trabalho, principalmente no Programa Jovem Aprendiz

 

 

Durante três encontros o projeto de capacitação Casa Cidadã tratou a temática “Trabalho e Autonomia” com os profissionais que atuam nas instituições de acolhimento da cidade. Os encontros aconteceram nos dias 15 de dezembro de 2014, 02 de março e 15 de junho de 2015, sendo que os dois primeiros contaram com a participação do diretor do SINE de Itaúna, Eustáquio Xavier, e de um dos consultores do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, de Divinópolis. A proposta da temática foi informar aos profissionais sobre o Programa Jovem Aprendiz, inclusive sobre os aspectos legais e sobre os direitos trabalhistas, oferecendo subsídios para uma atuação mais acolhedora e promotora de cidadania, a partir da necessidade de formação para auxiliar os adolescentes institucionalizados na inserção no mercado de trabalho.

 

 
No último encontro, a proposta foi oferecer subsídio para a elaboração de currículo, através da “Oficina de Currículos”, ministrada por uma orientadora do SENAC. “Considerando que os adolescentes são os principais interessados na inserção no Programa Jovem Aprendiz, o último encontro apresentou como diferencial a presença de todos os adolescentes institucionalizados no município e até mesmo de Itatiaiuçu. Eles puderam aprender a confeccionar o próprio currículo e poderão contar com o auxílio dos profissionais das instituições, que também participaram da oficina”, comentou o Gerente do CREAS, Jailson Guimarães.

 
O Projeto Casa Cidadã é promovido pela Equipe de Supervisão e Apoio às Instituições de Acolhimento de Crianças e Adolescentes do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).O próximo tema será “Família e adoção”. O encontro será realizado no mês de agosto, com data ainda a ser definida. Os temas costumam ser sugeridos pelos próprios profissionais, é a partir destas sugestões que a Equipe de Supervisão organiza os eventos.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.