COMPARTILHAR

reuniaoMelhorias no plantão e contratação de equipe de neurologistas são alguns benefícios
Uma reunião há um mês entre o prefeito Osmando Pereira, a secretária municipal de Saúde Ângela Gonçalves e a Secretária de Estado de Saúde, Dra. Alzira Jorge, resultou na liberação de verba de 200 mil reais mensais para a saúde em Itaúna. O dinheiro está sendo usado para melhorias no Pronto socorro e, por determinação do prefeito, foi feita a contratação de uma equipe de neurologistas para atender aos casos de urgência e emergência. “Desde novembro do ano passado fomos credenciados para a Rede de Resposta – que é uma rede de atendimento de Urgência e Emergência criada pela Secretaria de Estado de Saúde. Mas ainda não havíamos conseguido a verba, que foi liberada depois desta reunião”, explicou a secretária de saúde, Ângela Gonçalves.

 

 

Neurologistas no Hospital
A equipe de neurologistas contratada pela Prefeitura em breve estará atendendo aos casos necessários no Pronto Socorro do Hospital Manoel Gonçalves. “São casos em que acontece, por exemplo, um traumatismo craniano em um acidente, um AVC hemorrágico, um AVC isquêmico, que não acontecem todos os dias mas que quando acontecem são situações graves que necessitam de um atendimento emergencial. Já conseguimos quatro profissionais para trabalhar conosco e estamos em negociação com mais dois, então a equipe está quase fechando a escala para nos atender no Pronto Socorro”, informou a Secretária de Saúde. A previsão de início dos atendimentos é em agosto.

 
A equipe de neurologistas que conta, entre outros, com os doutores Edwar Sacramento e Tanay estarão atendendo em regime de sub-plantão – quando os médicos ficam de sobreaviso e havendo um caso eles vão imediatamente para o Pronto Socorro para fazer o acompanhamento do paciente e no caso do paciente continuar em Itaúna eles vão continuar dando assistência.
Parceria Prefeitura e Hospital – fortalecendo a saúde em Itaúna

 
Como prestador de serviços hospitalares para a Prefeitura, o Hospital Manoel Gonçalves deveria manter em seu corpo clínico as especialidades necessárias, dentre elas a neurologia. Entretanto, diante da falta de recursos e da crise financeira pela qual a casa de caridade atravessa a administração pública, pensando na necessidade da população, assumiu o custeio desta equipe em uma parceria que vai beneficiar a todos os moradores. Além de pagar pela equipe de neurologistas a Prefeitura já arca, também, com o custeio dos anestesistas e dos obstetras que trabalham no hospital.

 
Neurologista no Dr. Ovídio
Desde o início do mandato, em 2013, a Prefeitura de Itaúna disponibiliza um neurologista para atendimentos clínicos na policlínica Dr. Ovídio. Pacientes que precisam de atendimento deste especialista para casos de epilepsia, disritmia ou acompanhamento de pacientes que tenham tido AVC no passado já são atendidos rotineiramente no Dr. Ovídio e por meio de marcação nos PSF’s. Na policlínica quem atende à população em neurologia é o Dr. Fabrício.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.