COMPARTILHAR

IMG_4197Exame é rápido e o resultado sai em cinco minutos

 

 

A Secretaria de Saúde está realizando exame de leishmaniose no Governo Itinerante. O exame é feito com o kit rápido e o resultado sai na hora. O profissional da saúde fura a orelha do cachorro e coloca uma gota de sangue no material de teste, um reagente vai apontar se o animal está com a doença ou não em cinco minutos.

 
A leishmaniose é uma doença grave que acomete pessoas e alguns animais através da picada do mosquito flebótomo contaminado com o parasita Leishmania chagasi. O mosquito macho se alimenta de matéria orgânica (fezes, restos de folhas e frutos), por isso é importante manter o quintal sempre limpo, já a fêmea se alimenta de sangue.

 
Sintomas da doença no homem
Febre, tosse seca, fraqueza, palidez, perda de apetite, emagrecimento e pode haver aumento do volume abdominal, por crescimento do baço e/ou fígado. Caso apresente algum dos sintomas, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima da sua casa.

 
Principais sinais e sintomas da doença no cão
Emagrecimento, crescimento exagerado das unhas, queda dos pelos, que pode iniciar ao redor dos olhos e nas orelhas, apatia, conjuntivite e lesões na pele.

 
O Governo Itinerante atenderá os moradores da região dos bairros Novo Horizonte, Vila Nazaré, Bela Vista e Vila Washington até está sexta-feira, 10/07, das 8 às 16h, com sede no Núcleo de Atenção à Criança – NAC Curumim , que fica na Rua Rio Negro, 80, Bairro Novo Horizonte.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.