COMPARTILHAR

arraiá dona cotaAlunos vivenciaram a tradição do folclore brasileiro e se deliciaram com merenda especial

 

 

Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dona Cota, no Morada Nova, vivenciaram entre os dias 5 e 9 deste mês uma semana temática com foco na tradição e nas festas juninas/julinas. A atividade faz parte da grade curricular de ensino e foi abordada em sala de aula pelos professores com as crianças, que aprenderam mais sobre pontos do folclore mineiro e nacional. Para complementar o assunto, as merendas também foram especiais nestes dias: canjiquinha, sopa de galinha, canjica, cachorro quente e feijão-tropeiro.

 

 

As atividades envolveram, também, as famílias da região. Pais, responsáveis e demais membros da comunidade prestigiaram com entusiasmo a quadrilha das crianças do Tempo Integral (1º período, 1º e 2º anos) e ensino regular (2º período) caprichando nos passos da dança, no traje e no visual. A quadra da Escola recebeu decoração especial (bandeirões e personagens) em ambiente típico para a tradicional festa caipira. “Muitos pais perguntaram se era necessário levar dinheiro ou se faríamos barraquinhas no dia da quadrilha. Explicamos a eles que a merenda já estava paga através dos impostos de cada um e que não venderíamos nada nesta data, pois optamos pela merenda especial que distribuímos no decorrer da semana. Todos entenderam e concordaram com a nossa decisão. E assim podemos afirmar que a Escola é nossa, pois somos os responsáveis pela manutenção da mesma através de nossos tributos. O que nos parece é que as pessoas assimilaram esta ideia da participação de todos e o tema já virou rotina em nossa comunidade escolar”, explica Jane Alves de Rezende Jorge, diretora da instituição.

 

 

 

Jane faz ainda um agradecimento especial aos presentes no evento e pelo empenho dos pais ou responsáveis pelos alunos em preparar as crianças para a festa. O calendário municipal de ensino prevê um sábado letivo para a quadrilha em todas as escolas mas a Direção do Dona Cota realizou no dia 20/06 uma atividade para compensar estas horas, onde houve atividades esportivas e debate sobre recursos, Plano Municipal de Educação e outros temas, com a presença de todos os segmentos da comunidade escolar.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.