COMPARTILHAR

Sem título-1“Nosso objetivo é montar uma área verde e incentivar as crianças a cuidarem do nosso espaço”

 

Os moradores do Novo Horizonte estão trabalhando para manter o bairro sempre limpo, promovendo um ambiente saudável para todos. Segundo o presidente da Associação Comunitária Fabiano de Jesus, a população tem se mobilizado para deixar o espaço público sempre em ordem. “Onde antigamente era um ponto de lixo hoje é uma praça conservada pelos moradores. Eles se uniram e limparam o local. Para mantê-lo limpo tentamos conscientizar a todos. Temos vários moradores aqui que são muito engajados nestas questões ambientais, como a ‘Teca’ [Maria Rosário Santos] e o ‘Seu Preto’ [Ildemar]. Eles sempre estão cuidando da praça e das ruas”.

 
A praça a qual Fabiano se refere fica entre as Ruas Oseias Alves e Aurélio Campos. A prefeitura fez o calçamento e bancos e a população se encarregou do jardim e da conservação do local. A associação fez uma parceria com o SAAE – Serviço Autônomo de Água e esgoto, que vai fazer a doação de grama para ser plantada atrás da praça. A margem da Rua Aurélio Campos também está recebendo cuidados especiais dos moradores. Segundo Fabiano, o local também era usado como depósito de lixo por algumas pessoas. Os moradores fizeram a limpeza e colocaram placas para que não fosse mais jogado lixo no local.

 
“Algumas pessoas estavam jogando lixo e até bicho morto aqui. Nos reunimos com outros moradores para organizar a limpeza. Agora que está tudo limpo o pessoal está respeitando, estamos sempre cuidado para que não joguem mais lixo aqui, colocamos até placas avisando. Nosso objetivo é montar uma área verde e incentivar as crianças a cuidarem do nosso espaço, quando se aprende desde cedo fica mais fácil se tornar um adulto consciente. Temos alguns moradores que sempre dedicam seu tempo para ajudar, como o ‘Seu Preto’, o Marquinho e o Rodrigo”, explicou Maria Rosário Santos, mais conhecida como Teca. Algumas mudas de árvores foram plantadas no local e os moradores têm como objetivo conseguir grama para plantar no espaço.

 
Na última semana a região recebeu o Governo Itinerante, que realizou diversos serviços, entre eles capina. O Secretário de Infraestrutura e Serviços Sérgio de Castro andou por todo o bairro e conversou com moradores. O presidente da Associação contou algumas melhorias proporcionadas pela Secretaria e outros setores da prefeitura. “Conseguimos a iluminação da Aurélio Campos, conseguimos o alambrado para o campinho de futebol, um ônibus para o bairro e aos poucos estamos conseguindo outras melhorias junto a Prefeitura”, comentou.

 

 
Também é exemplo de cidadania é a senhora Teresa Maria de Jesus, de 70 anos de idade, moradora da Rua Oséias Alves, esquina com a Rua Rio Negro, que faz a limpeza diária da frente de sua casa e também ajuda a manter limpos os arredores de onde vive. São exceções os pontos onde ainda há entulhos e lixo, normalmente jogados por pessoas de outras regiões.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.