COMPARTILHAR

devolu--ao recursos câmaraParte dos 528 mil reais será destinado para o Hospital Manoel Gonçalves

 
Solidariedade, união e preocupação com o social deram o tom da reunião na tarde de quarta-feira, 15/07, no gabinete do prefeito Osmando Pereira na Prefeitura de Itaúna. O poder executivo recebeu da Câmara de Vereadores uma antecipação de devolução de recursos no valor de 528 mil reais em dois cheques um de 178 mil e outro de 350 mil reais. Uma parte deste dinheiro será destinada, em acordo entre a Câmara e a Prefeitura, para a compra de um transformador para o Hospital Manoel Gonçalves que está com a capacidade de geração de energia esgotada.

 

 

Esta é a primeira vez que a devolução de recursos da Câmara é feita no início do segundo semestre. Normalmente esta devolução é feita no final do ano após o balanço das despesas do poder legislativo e apuração da sobra de recursos. A antecipação aconteceu atendendo a uma solicitação da administração pública em virtude da crise econômica que assola o país. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Francis Saldanha, a economia de recursos nestes primeiros seis meses do ano se deveu a uma gestão mais conservadora e sem nenhum corte drástico no orçamento. “Estamos tentando comprar melhor. Fizemos uma parceria com o CDE e CDL e conseguimos que as empresas de Itaúna se apresentassem para as licitações da Câmara o que baixou o preço dos itens que estamos comprando. Também fizemos uma renovação do contrato de publicidade sem cortes dos valores, mas revendo alguns itens. Então conseguimos reduzir despesas. Depois de uma conversa com o Leandro (secretário municipal de Finanças) e com o Osmando, fizemos um levantamento geral das despesas do primeiro semestre e previsão de despesas para o segundo semestre. Renegociamos um TAC com a Promotoria Pública para adaptação do prédio da Câmara para acessibilidade na qual a obra não vai atrasar em nada mas poderemos fazer um parcelamento e chegamos a este valor de 528 mil reais que podemos repassar para o município”.

 

 

 

Uma parte do recurso devolvido à Prefeitura será destinado para a compra de um transformador para o Hospital Manoel Gonçalves. O equipamento, orçado em torno de 28 mil reais, será adquirido pela Prefeitura de Itaúna e repassado para o Hospital em forma de comodato. Ao fazer a devolução do dinheiro O presidente da Câmara ressaltou que não poderia carimbar a destinação do recurso mas que a proposta foi prontamente aceita pelo Prefeito Osmando como uma forma de ajudar a Casa de Caridade.

 

 

 

Durante a solenidade falou-se muito sobre solidariedade, união e preocupação com o social. O Prefeito Osmando Pereira elencou uma série de ações da sociedade civil que está se unindo para enfrentar a crise. Lembrou também de diversos apoios políticos que Itaúna tem recebido – na forma de destinação de verbas – e em ações que estão sendo tomadas para fomentar a geração de empregos na cidade. “Itaúna esteá atenta para as pessoas que vão tirar proveito da crise para tentar aparecer politicamente. A nossa sociedade não aceita este tipo de atitude e dará a resposta. Sempre que passamos por momentos como este nos unimos e nos fortalecemos e tenho certeza de que gestos como este de união e solidariedade entre a Câmara, a Prefeitura e o Hospital Manoel Gonçalves serão exemplo para todos”, frisou o Prefeito.

 

 

 

O provedor da casa de caridade, Dr. Augusto Machado Souza, agradeceu ao gesto de solidariedade, no que foi endossado pelo vice-provedor Francisco Eduardo Mourão. “Gostaria de agradecer ao gesto solidário. Nossa capacidade de energia atualmente já está esgotada. Essa mudança de transformador vai ajudar muito principalmente porque o prédio da oncologia já está quase pronto – uma ala maior e que tem um consumo muito grande de energia. Em nome da instituição e da comunidade de Itaúna queremos agradecer ao prefeito Osmando e à Câmara Municipal, na pessoa do Francis, por este gesto. Obrigado”, afirmou Dr. Augusto.

 

 

 

O evento contou com a presença também dos integrantes da mesa diretora da Câmara – vereadores Gil Máximo e Édio Gonçalves – do vice-prefeito Antônio de Miranda, do Secretário de Finanças, Leandro Nogueira, dos vereadores Lucimar Nunes e Gleisson Fernandes, de secretários municipais, do Procurador da Câmara, Rodrigo Guimarães, de servidores municipais da prefeitura e da câmara, de representantes da imprensa, da administradora do Hospital, Ana Mendonça e de outras pessoas.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.