COMPARTILHAR

Itaúna sobe mais de duas mil posições em índice de gestãoAdministração Municipal coloca cidade melhor que 82% de todos os municípios do Brasil

 
De acordo com pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – Firjan – com cidades de todo o Brasil, Itaúna está entre as cidades com melhor gestão fiscal do país. Este índice indica a capacidade do município de gerir suas finanças e sua gestão de um modo geral. No estudo referente ao ano de 2013, Itaúna está em situação melhor que 90% das cidades de todo estado de Minas Gerais e melhor que 82% de todos os municípios do território nacional. Mesmo com a crise atingindo todo o país, Itaúna que em 2012 estava na 342ª posição estadual, subiu para a 27ª, e, em 2.362ª em nível nacional, subiu para 317ª, sou seja, subiu 2.020 posições, e dentro do estado pulou de 317º para o 27º, subindo 290 posições.

 
As cidades em situação melhor que Itaúna estão em dois grupos bem distintos. Primeiro, os municípios que tem sua arrecadação baseada apenas em indústrias, mas também em mineração, as quais em sua maioria possuem uma arrecadação altíssima e uma população menor, como Itatiaiuçu e Conceição do Mato Dentro. E o outro grupo é o dos municípios com arrecadação baseada no agronegócio, como Uberlândia e Uberaba, pois, em épocas de crise, os custos que são cortados pela população são os bens de consumo, nunca a alimentação.

 
A Administração Municipal está empenhada em continuar melhorando cada vez mais, para, mesmo com a grave crise que todo o país está enfrentando, manter uma gestão que consiga construir, reformar ou ampliar, e entregar para os itaunenses melhores condições na saúde, educação e infraestrutura. Foram entregues para a população novas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), creche, asfaltamentos, reformas e construção de praças e centros esportivos, instalação de academias de saúde, melhorias nas estradas rurais e serviços diversos.

 

 
Jornal inverte informação

 
Apesar do destaque positivo de Itaúna na gestão apontado pela pesquisa da Firjan o jornal S’Passo noticiou a informação de forma distorcida em matéria e chamada de capa sob o título “Itaúna é destaque negativo na administração de recursos”. Os números do desempenho da cidade podem ser conferidos no site da Firjan, conforme informamos acima:

 

http://www.firjan.org.br/ifgf/consulta-ao-indice/consulta-ao-indice-grafico.htm?UF=MG&IdCidade=313380&Indicador=1&Ano=2013

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.