COMPARTILHAR

imagem_10012013_1216amcoleta-seletiva-de-lixoA implantação e cobrança da taxa de lixo – serviço essencial ao cidadão – pela sua complexidade tem gerado dúvidas, preocupações e especulações. Por isso, o SAAE vem esclarecer alguns pontos e afirmar que em pouco tempo os problemas estarão sanados:

 

 

1 – A Taxa foi implantada em atendimento à Legislação Federal específica, que trata dos serviços de saneamento básico e gestão de resíduos, por meio das leis de números 11.445, de 2007 e 12.305 de 2010;

 

 

2 – É responsabilidade fiscal do gestor gerir os recursos para cobrir os custos do serviço através da taxa de resíduos sólidos (taxa de lixo);

 

 

3 – A cobrança deve ser feita de todos os imóveis residenciais, industriais e comerciais de acordo com a metragem dos mesmos a partir do mês de Abril;

 

 

4 – Devido à migração de dados da Prefeitura para o SAAE na implantação do sistema de cobranças (o que atrasou o lançamento de todos os dados), alguns contribuintes estão recebendo contas com valores de meses acumulados;

 

 

5 – Esclarece ainda que a Taxa de Serviços Urbanos (Conservação de Vias) só é cobrada junto da conta de água para quem fez a opção por este tipo de cobrança, parcelando o valor em 12 vezes. Os demais pagam uma única parcela, junto do IPTU. Não é feita cobrança em duplicidade. Ou se paga junto à conta de água, ou no carnê do IPTU.

 

 

6 – Para esclarecer as dúvidas o SAAE está à disposição de todos no horário comercial, na unidade de Atendimento ao Consumidor, localizada na Rua Manoel Gonçalves, 24, Centro, e também na sede da autarquia, na Rua Nonô Ventura, 394, Bairro de Lourdes. As dúvidas também podem ser solucionadas por meio do telefone 3249-5800, ou pelo e-mail gestaoderesiduos@saaeitauna.com.br.

 

 

O SAAE está à disposição dos cidadãos itaunenses para que todas as dúvidas sejam esclarecidas e condena veementemente quaisquer tentativas de uso político-sensacionalista da situação, para causar apreensão e dúvidas nos itaunenses.

 

 

Itaúna é referência na coleta seletiva e destinação os resíduos e estamos planejando investimentos na melhoria do recolhimento, lembrando que a limpeza depende da atitude e participação de lotos.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.

Comments are closed.