COMPARTILHAR

livroImagens feitas por um casal de Itaúna durante viagens a 59 países formaram um livro que será lançado dia 11 de agosto em Belo Horizonte. “O Mundo em Minas” reúne ofícios, folclore, transações, retratos e horizontes, divididos em 11 temas do trabalho que é resultado de viagens, expedições e mochilões feitos pelo repórter fotográfico Renato Weil e descrito pela jornalista Glória Tupinambás.

 
Ao todo, o casal percorreu os cinco continentes e registou flagrantes e momentos em lugares remotos do planeta que remetem a cultura de Minas Gerais. São 150 fotos e segundo eles, a ideia de transformar as aventuras em um livro e em uma exposição surgiu durante uma conversa com um amigo e produtor cultural. Segundo ele, existia, por exemplo, uma semelhança entre uma rocha visitada na Austrália e um paredão de pedras na Serra da Canastra.

 
Foi então que Glória e Renato pensaram na possibilidade de buscar o elo que liga Minas à cultura de outros países. O livro tem cunho informativo, didático, artístico e cultural. “Culturas que, à primeira vista, parecem completamente distantes de nós, vão, aos poucos, nos aproximando de universos paralelos e com impressionantes afinidades. Assim nasceu o paralelo entre esse mundo de meu Deus e as Minas Gerais de todos nós”, afirmou Glória.

 
Casa Nômade
Assim que lançar o livro O Mundo em Minas, o casal de Itaúna embarca em um novo projeto, denominado Casa Nômade. Eles montaram um ‘motorhome’ e vão começar uma expedição de cinco anos, com o objetivo de cruzar as três Américas. “As férias começaram a ficar pequenas e decidimos fazer das viagens a nossa profissão”, disse Glória.

 
O motorhome foi montado dentro da carroceria baú de uma Mercedes Benz Sprinter 515 que, depois de vários meses na oficina, ganhou geladeira, fogão, cama, mesa, máquina de lavar roupas e até garagem para uma moto. Um lar sobre rodas que, na fase de testes, já percorreu vários cartões-postais de Minas Gerais e tem as aventuras narradas no site A Casa Nômade.

 

 

G1

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.