COMPARTILHAR

MontagemSecretaria Municipal de Educação compra alimentos de Produtores Familiares levando mais saúde para nossas crianças

 
Crianças das escolas e creches municipais estão recebendo produtos com mais qualidade por meio da parceria entre Prefeitura de Itaúna, através da Secretaria de Educação e Cultura, Amafi – Associação Municipal dos Agricultores Familiares de Itaúna e Emater/MG – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Territorial de Minas Gerais, cada órgão fazendo o máximo para esse feito ser realizado.

 

 
A Amafi foi criada para atender a Lei 11.947/09, que hoje tem 27 famílias associadas. Com a criação da Associação, a Secretaria Municipal de Educação consegue comprar parte dos produtos consumidos nas merendas escolares, como: banana, mamão, cenoura, cebola, inhame, alface, couve, leite e derivados. Em 2014, foram adquiridos R$183.476,90 em produtos, usados em escolas municipais.

 

 
Atualmente, os produtos da Amafi chegam a aproximadamente 7 mil crianças das escolas municipais, creches e escolas em tempo integral. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Maria Virgínia Morais Garcia esta ação é extremamente importante: “Além da oferta de alimentos mais saudáveis e com maior qualidade e saúde aos pequenos itaunenses, ajuda no crescimento da agricultura da cidade, incentivando os produtores familiares de Itaúna.” Sentimento que é compartilhado por Roger Antunes Vilaça, presidente da Amafi, “Esta ação une e aproxima os produtores de todas regiões de Itaúna, além da ajuda no crescimento e desenvolvimento dos produtores familiares, nos aproxima da população.”

 

 
Outras iniciativas estão sendo tomadas pela Administração Municipal para melhorar e incentivar ainda mais a produção familiar. Através da Gerência de Apoio Rural, é realizada a prestação de vários serviços aos associados da Amafi, segundo o Gerente do Setor, Silvano Gomes Pinheiro, são doadas anualmente aos produtores cerca de 1mil quilos de sementes de milho e mais de 2mil kits com 15 tipos de sementes de hortaliças, além de serviços de análise do solo, aração, gradiação, doação de calcário para correção do solo, e serviços administrativos para regularização de documentação de terrenos.

 

 
Uma outra iniciativa da parceria entre Administração Pública, Emater e Amafi, é o início dos estudos para a criação de um órgão de inspeção e regulação para possibilitar a venda de carnes com garantia de qualidade produzida dentro do município, o SIM. De acordo com o responsável pela Emater em Itaúna, Adilson Nogueira de Oliveira, três marcas podem garantir a inspeção, controle e liberação: o CIF – Certificado de Inspeção Federal, que libera o consumo em nível nacional, o IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária, que libera a carne para consumo em nível estadual, e, o SIM – Serviço de Inspeção Municipal, que habilitaria a carne para ser consumida dentro dos limites do município.

 

 
Além de manter esta parceria com a Amafi, a Gerência de Apoio ao Produtor Rural também atende a todos os itaunenses, como afirmou Silvano: “Todo cidadão pode recolher seu kit com sementes gratuitamente, basta nos procurar na Avenida Silva Jardim, número 888, no anexo da Cooperita. Teremos o maior prazer em atender toda população, pois, é para todos os itaunenses que trabalhamos.”

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.