
Apresentacao e Oficina de Bonecos Armatrux
Job#coletiva_14_10_14
FOTOS: Hugo Cordeiro / Nitro
Até 05 de dezembro, projeto promove diversas atividades teatrais em Itaúna
Após a oficina ”O ator, o objeto e a cena”, parte da primeira etapa do projeto Armatrux, realizada de 03 a 07 de agosto, agora da-se início a segunda etapa, que ocorre de 1º a 04 de setembro, sempre em horários vespertinos, de 14h às 18h. As aulas abordarão elementos do processo criativo para formação de atores, como exercícios físicos, jogos teatrais, jogos de percepção, estudo das relações cênicas entre ação e objeto e a técnica de improvisação. Na segunda etapa o público poderá participar das oficinas de fabricação de bonecos e de objetos de cena, além da oficina de Técnica e Montagem, do bate-papo e instalação Paisagens Sonoras de Minas Gerais, assim como assistir ao espetáculo Armatrux, A Banda.
Realizada pela ArcelorMittal e pelo Grupo de Teatro Armatrux, o projeto Armatrux em Cena 2015 será promovido em Itaúna até o dia 05 de dezembro. O projeto também conta com o patrocínio da empresa Belgo-Mineira Bekaert Artefatos de Arame, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além do apoio da Prefeitura de Itaúna. Este é o segundo ano consecutivo de realização do Armatrux em Cena na cidade. No ano passado, aproximadamente 500 pessoas participaram do projeto.
A iniciativa convida estudantes, artistas, produtores culturais e interessados de toda a comunidade a fazer parte de uma agenda repleta de ações formativas e apresentações, composta por oficinas temáticas, exposição, mostra de resultados e espetáculos. A principal proposta do Armatrux em Cena é difundir as artes cênicas e constituir espaços de interlocução entre a arte, a educação e a cultura.
Em 2015, o Armatrux completa 24 anos de trajetória como uma das companhias mineiras de maior destaque no cenário teatral brasileiro. Experiência esta que será partilhada com os coletivos artísticos locais, incentivando criações originais e seu protagonismo artístico em um cenário mais amplo.
Espetáculo Armatrux, A Banda
O premiado musical de bonecos é composto por quatro personagens vindos de universos distintos e uma convidada especial, a Pianista Mafalda Jackson. O musical tem direção musical e trilha sonora assinada pelo músico John Ulhôa, da banda Pato Fu, e pelo comentarista esportivo Bob Faria. Os desenhos dos bonecos foram criados pelo artista gráfico Conrado Almada. Com uma interpretação vibrante, os bonecos ganham vida e arrebatam o público em um show com muitas luzes, fumaça e efeitos especiais, construindo um universo musical cheio de surpresas. No repertório o público poderá conferir músicas como “Dancin’ Days” (Nelson Motta) e “Tenho” (Sandro de America e Oscar Anderle). Mais informações pelo telefone (37) 3243-6395 ou no Espaço Cultural de Itaúna.
Oficina O ator, o objeto e a cena
Etapa 1: 3 a 7 de agosto de 14h às 18h
Etapa 2: 1º a 4 de setembro de 14h às 18h
Duração: 40 horas/aula | Vagas: 20 alunos
A oficina pretende abordar elementos do processo criativo, exercícios físicos, jogos teatrais, jogos de percepção, estudo das relações cênicas entre ação e objeto e a técnica de improvisação.
Público Alvo: Atores, estudantes de teatro e interessados em geral
Idade Mínima: 15 anos
Professoras:Paula Manata e Raquel Pedras
Inscrições: 20 a 28 de julho
Resultado: 29 de julho
_______________________________________________________________
Oficina Fabricação de bonecos e objetos de cena
De 5 a 9 de outubro de 14h às 18h
Duração: 20 horas/aula | Vagas: 20 alunos
Durante a oficina, serão desenvolvidos projetos para a construção de bonecos e objetos cenográficos. Os participantes aprenderão desde a criação de estruturas até a customização, produzindo a partir de materiais variados e reciclados, como madeira, plástico, isopor, PVC, espuma, metal, entre outros. Os projetos desenvolvidos serão incluídos e apresentados no espetáculo resultante da oficina “O ator, o objeto e a cena”, a primeira atividade do projeto Armatrux em Cena em Sabará.
Público Alvo: Atores, estudantes de teatro e interessados em geral
Idade Mínima: 15 anos
Professores: Eduardo Machado e Fernanda Paredes.
Inscrições: 14 a 28 de setembro
Resultado: 29 de setembro
_______________________________________________________________
Oficina Técnica e Montagem
De 3 a 5 e no dia 10 de novembro de 18h às 22h
Duração: 16 horas/aula | Vagas: 30 alunos
A oficina abordará os aspectos técnicos de uma montagem teatral com ênfase no palco Italiano. Durante as aulas, serão apresentados e desenvolvidos junto aos alunos conceitos elementares de iluminação, sonorização e cenotécnica. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos consigam identificar os elementos que compõem a caixa cênica, bem como os equipamentos de iluminação e sonorização profissional mais comuns aos palcos brasileiros. Nos primeiros encontros será feita uma abordagem teórica sobre as três áreas. A partir do reconhecimento por parte dos alunos dos equipamentos e estruturas de um teatro, eles serão submetidos à uma prática de montagem técnica orientada pelos professores.
Público Alvo: Atores, estudantes de teatro e interessados em geral
Idade Mínima: 15 anos
Professores: Rogério Araujo e Cristiano Araújo
Inscrições: 12 a 26 de outubro
Resultado: 27 de outubro
_______________________________________________________________
Bate-papo Paisagens Sonoras de Minas Gerais
Dia 5 de dezembro de 9h às 12h
Duração: 3 horas/aula | Vagas: 20 a 30 pessoas
O fotógrafo Bruno Magalhães e o produtor musical Anderson Guerra são convidados do Grupo de Teatro Armatrux para fazer parte do Projeto “Armatrux em Cena” desenvolvendo o trabalho de pesquisa sonora e visual sobre as cidades mineiras, tendo como elemento principal a ligação com o minério de ferro. A equipe irá visitar as cidades estabelecidas buscando vestígios históricos e arquitetônicos, elementos naturais, paisagens ou personagens que irão ilustrar a premissa base descrita acima. Durante a apresentação os pesquisadores falarão sobre o trabalho desenvolvido através de uma instalação fotográfica-sonora, cujo objetivo é mostrar a relação entre a atividade mineradora e a formação do povo mineiro.
Público Alvo: Estudantes da imagem, artistas visuais, comunicadores e profissionais das mais diversas áreas ligados à imagem e aos documentários.
Idade Mínima: 15 anos
Palestrantes: Anderson Guerra e Bruno Magalhães.
Inscrições: 16 a 30 de novembro
Resultado: 1º de dezembro
______________________________________________________________
Mostra de Resultados
Data: 4 de dezembro
Instalação Paisagens Sonoras das Minas Gerais – Início às 19h
Mostra de resultados das cenas curtas criadas nas oficinas – Início às 20h
Apresentação do espetáculo Armatrux, A Banda, do Grupo de Teatro Armatrux – Início às 21h
Entrada gratuita com distribuição de ingressos 3 horas antes da programação.